Wellington divulga calendário de reabertura das atividades até setembro
Segundo o decreto, em caso de crescimento da transmissibilidade da Covid-19 ou aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, o governo pode rever as medidas de flexibilização.
Na noite dessa terça-feira (7), o governador Wellington Dias, publicou o decreto com o cronograma para a retomada de todas as atividades econômicas no estado do Piauí.
Segundo o decreto, em caso de crescimento da transmissibilidade da Covid-19 ou aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI, o Governo pode rever as medidas de flexibilização.
“Estamos apresentando um cronograma de várias etapas para a retomada de todas as atividades econômicas no estado, mas isso não significa que a pandemia e o isolamento acabaram. Na verdade, agora temos que ter mais cuidado e prudência para não jogar todo o trabalho que foi feito até agora por água a baixo", disse o governador.
Conforme o cronograma, o fluxo de flexibilização considera três classificações conforme o impacto econômico e dependerá do risco epidemiológico avaliado por regiões assistenciais de saúde.
De acordo com o secretário de planejamento Antônio Neto, cada ponto desse fluxo de flexibilização será analisado semanalmente para que qualquer sinal de piora no cenário possa se agir de forma rápida.
- Foto: DivulgaçãoGrupo I
Conforme o governo a retomada será:
Grupo I - flexibilizados em 4 momentos (06/07 – 13/07 - 20/07 - 27/07)
Grupo II - flexibilização em 2 momentos (10/08 - 24/08)
Grupo III - flexibilização em 2 momento (08/09 – 22/09)
Segundo o Estado, no Grupo I, estão alocadas as atividades consideradas de alto impacto e suas atividades correlatas: indústria de transformação e extrativa, construção civil, comércio, agricultura, pecuária e produção florestal. Foram acrescidas as atividades de saúde humana e animal dada sua relevância para a sociedade.
- Foto: DivulgaçãoTabela de retomada
- Foto: DivulgaçãoTabela
Pelo decreto, no grupo II, as atividades de médio impacto econômico, como: administração pública, defesa e seguridade social, atividades administrativas e serviços complementares, Informação e comunicação, atividades de serviços pessoais, alojamento e outras atividades de serviço.
Já no grupo III, por sua vez, contempla as atividades econômicas de baixo impacto tais como: artes, cultura, esporte e recreação, serviços domésticos. As atividades de educação foram acrescidas ao grupo III pois propiciam a propagação da doença.
Segundo o Governo do Piauí, cada nova liberação ocorrerá a cada 15 dias até setembro, com a última etapa. “Isso tudo se cumprirá se tivermos cada um cumprindo a sua parte. Permanecem as regras de isolamento, a saída é gradativa e o prêmio a cada semana depende do que acontecer", disse Wellington Dias.
Ainda conforme o Estado, o plano aprovado pelo Comitê de Operações de Emergência-COE, prevê o monitoramento epidemiológico e sanitário, realizado a cada semana; retomada gradual seguindo os critérios de segurança por cadeia produtiva e controle do fluxo de pessoas em locais públicos, ou de grande movimentação.
Covid-19 no Piauí
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou no boletim epidemiológico dessa terça-feira (7), que o Piauí registrou 897 casos e 24 óbitos pelo novo coronavírus em um prazo de 24 horas e contabiliza agora 858 mortes distribuídas entre 95 municípios. O Estado possui 28.411 casos confirmados, 858 mortes e 26.642 recuperados da Covid-19.
-
Rafael Fonteles anuncia redução das tarifas nas contas de energia no Piauí
De acordo com o chefe do executivo estadual, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Equatorial Piauí e o impacto será uma redução média de 4,58% para o consumid -
Imepi realiza monitoramento de radares no sul do Piauí
Segundo o Governo do Piauí, os radares no estado só podem emitir multas por excesso de velocidade após a realização da verificação metrológica pelos fiscais do Imepi -
Instituto de Desenvolvimento do Piauí inicia obras na Barragem de Pedra Redonda
A obra é parte de um plano mais amplo, que prevê a manutenção de outras 14 barragens sob a responsabilidade do Idepi -
Obra do Mercadão das Mulheres segue para fase final no Parque Brasil
Segundo a Prefeitura de Teresina, o projeto tem como objetivo impulsionar a economia local, criando um ambiente estruturado para o comércio de produtos e serviços -
Rafael Fonteles assina decreto que amplia área de proteção ambiental em Paulistana
De acordo com o decreto, a ampliação da APA de Ingazeiras visa preservar o equilíbrio ecológico do meio ambiente
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir