MP apura repasse irregular de medicamentos da Sesapi à Sejus
O MP instaurou um Procedimento Preparatório para investigar a ausência de repasse de medicamentos da Sesapi à Sejus.
O Ministério Público do Estado do Piauí, por intermédio das 49ª e 12ª Promotorias de Justiça, instaurou procedimento preparatório para tratar sobre a ocorrência de possíveis violações de direitos humanos devido à ausência de repasse regular de medicamentos da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) à Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus). As medicações são destinadas às unidades do sistema prisional.
O procedimento foi assinado, em conjunto, pelos promotores de Justiça Myrian Lago e Eny Marcos Pontes. Ambos ressaltam que o repasse irregular de medicamentos pela Sesapi à Sejus tem prejudicado o atendimento integral à saúde das internas e internos do sistema prisional do estado do Piauí, podendo configurar grave violação de direitos humanos.
Além de apurar a ocorrência dos repasses de medicamentos, outro objetivo do procedimento é analisar as repercussões na proteção dos direitos difusos e coletivos na área e adotar as medidas pertinentes ao caso.
“Com base no princípio da dignidade humana, deve ser assegurado o respeito à integridade física e moral aos presos, cabendo ao Estado o dever de zelar por seus demais direitos, não atingidos pela sentença”, realça a promotora Myrian Lago.
Desse modo, uma das diligências determinadas é o requerimento de informações atualizadas sobre o repasse regular de medicamentos por parte da Sesapi para a Sejus junto às unidades do sistema prisional do estado.
Outro lado
Procurada pelo Viagora, a Sesapi através da assessoria de comunicação, informou que o órgão não foi notificado sobre o assunto.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Secretaria de Estado da Justiça - Sejus
-
Rafael Fonteles anuncia redução das tarifas nas contas de energia no Piauí
De acordo com o chefe do executivo estadual, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Equatorial Piauí e o impacto será uma redução média de 4,58%. -
Imepi realiza monitoramento de radares no sul do Piauí
Segundo o Governo do Piauí, os radares no estado só podem emitir multas por excesso de velocidade após a realização da verificação metrológica pelos fiscais do Imepi -
Instituto de Desenvolvimento do Piauí inicia obras na Barragem de Pedra Redonda
A obra é parte de um plano mais amplo, que prevê a manutenção de outras 14 barragens sob a responsabilidade do Idepi -
Obra do Mercadão das Mulheres segue para fase final no Parque Brasil
Segundo a Prefeitura de Teresina, o projeto tem como objetivo impulsionar a economia local, criando um ambiente estruturado para o comércio de produtos e serviços -
Rafael Fonteles assina decreto que amplia área de proteção ambiental em Paulistana
De acordo com o decreto, a ampliação da APA de Ingazeiras visa preservar o equilíbrio ecológico do meio ambiente
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir