Ministério Público Federal quer retomada das aulas da UESPI
O documento é de autoria do procurador Kelston Lages e tem como base um inquérito civil da representação dos alunos da Uespi.
O Ministério Público Federal (MPF) expediu uma recomendação ao Governo do Estado do Piauí acerca do retorno das aulas do período regular da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O documento é de autoria do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Kelston Pinheiro Lages, e tem como base um inquérito civil da representação dos alunos da Uespi.
Segundo o MPF, o objetivo é acompanhar e fiscalizar a adoção das providências do governo do Piauí e da Universidade para o início das aulas referentes ao período regular 2020.1 e a concessão do auxílio inclusão digital aos alunos que tiverem necessidade.
No documento, foi levado em consideração pelo procurador, o tempo desde o início da pandemia da Covid-19, sem que os alunos da Uespi tenham começado o período regular, enquanto a maioria das outras instituições de ensino superior já adotou a modalidade remota de ensino e providenciaram o fornecimento de bolsas para a aquisição de equipamento eletrônicos, como é o caso da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O Ministério Público Federal nos termos do artigo 6º, inciso XX, da Lei Complementar 75/93 recomenda:
a) Ao governador do estado do Piauí a realização das providências cabíveis em relação à Universidade Estadual do Piauí, com a implementação de bolsas e/ou outros instrumentos necessários para que seja viabilizado o retorno do período regular 2020.1 da instituição.
Foi fixado prazo de dez dias para que o MPF seja informado do acolhimento da recomendação e as providências adotadas.
Entenda o caso
O Ministério Público Federal (MPF) junto à Procuradoria-Geral de Justiça, gestores da Universidade Estadual do Piauí e alunos da instituição participaram de reunião virtual em 21 de outubro, com o objetivo de analisar e discutir o retorno das aulas do período regular 2020.1.
No evento, foi informado pelo Reitor da Uespi, Nouga Cardoso Batista, que, em conversa com o governador do estado, esse garantiu a compra de quantos tablets fossem necessários, mas conforme noticiado na imprensa local, os equipamentos distribuídos não são compatíveis com o aplicativo utilizado para aulas remotas, devido ao sistema operacional e hardware defasados.
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Ministério Público Federal - MPF
Governo do Piauí
Covid-19
-
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento. -
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir