Pesquisa comprova aumento de temperatura no B-R-O bró de 2019
A análise foi feita por um professor especialista da Uespi comparando as temperaturas do mesmo período desde 2015.
Uma pesquisa realizada por um professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), comprovou o aumento de temperatura no Piauí durante o período de B-R-O bró em 2019.
De acordo com o docente Werton Costa do curso de Geografia da instituição, na pesquisa foi constatado o aumento da temperatura com relação ao mesmo período desde 2015. A análise referente ao B-R-O bró teve como base a Temperatura da Superfície do Mar (TSM). Outro ponto constatado é que o Piauí é o estado mais quente do Brasil, dados de 2019 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comprovam que entre as 20 cidades mais quentes do país, sete estão localizadas em território piauiense.
- Foto: Divulgação/Pesquisa
Pontos de concentração do calor.
O professor que é especialista em climatologia afirmou em sua pesquisa que uma anomalia no Oceano Atlântico impediu a concentração de formação das nuvens de chuva, assim como ampliou a condição de temperatura do continente. A partir do mês de agosto, observou que as manchas de calor, temperatura e radiação tornaram-se mais consistentes no estado.
A análise de climatologia comparada será apresentada no XXI Congresso Brasileiro de Meteorologia, que será realizado entre os dias 13 e 16 de outubro, assim como no XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, nos dias 10 e 14 de novembro, ambos no estado da Paraíba.
Universidade Estadual do Piauí - UESPI
Instituto Nacional de Meteorologia
-
CPE Cível de Teresina movimenta mais de 41 mil processos em fevereiro
A atuação possibilitou a baixa de 961 processos e garantiu à CPE Cível I um Índice de Atendimento à Demanda de 100,48%. -
Projeto Samba no Coreto retorna à Praça Pedro II com nova temporada
O evento vai iniciar às 19h e terá como atração de abertura Junior Trezeguet & Samba de Responsa. -
Mel produzido no Piauí é exportado para países da União Europeia
Conforme o levantamento, o Piauí é o segundo maior produtor de mel do Brasil, exportando mais de R$ 100 milhões por ano em mel e outros produtos apícolas. -
Whindersson Nunes anuncia nova turnê após internação psiquiátrica
Em uma publicação nas redes sociais, o humorista informou que os shows serão realizados em abril e maio deste ano. -
Reforma do Abrigo São José em Parnaíba será entregue na sexta
Segundo a Sasc, o Abrigo São José acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social há 93 anos, sendo a única Instituição de Longa Permanência (ILPI) no município.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir