Wellington trata sobre barragens com ministro do Desenvolvimento
A reunião aconteceu em Brasília e controu com a presença de membros da bancada piauiense no Congresso Nacional.
Nessa terça-feira, 24 de setembro, o governador Wellington Dias e a bancada federal piauiense estiveram em audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília. Na oportunidade, trataram sobre o aproveitamento de recursos da Barragem de Milagres, localizada no município de Santa Cruz dos Milagres, para obras de outras barragens, como a Nova Algodões, em Cocal; e a Barragem de Tinguis, entre os municípios de Brasileira, Batalha, Piracuruca e Piripiri.
“O ministro apontou como solução para importantes obras que devem ser realizadas no estado a destinação de recursos já empenhados que eram voltados para uma obra importante, a Barragem dos Milagres, mas que infelizmente não conseguimos dar solução a uma judicialização. Esses recursos serão prioridades e destinados a obras já em andamento como é o caso de Nova Algodões que beneficia a região do Rio Pirangi em direção a Buriti do Lopes e a Barragem de Tinguis que tem um impacto econômico e social para a população da região norte”, explicou Wellington.
- Foto: Divulgação/CCOM
Wellington Dias e bancada piauiense no Congresso se reúnem com ministro Gustavo Canuto.
O senador Ciro Nogueira destacou que na audiência também foi conversado sobre a recuperação do Açude do Bezerro, em José de Freitas, e a recuperação da Barragem do Emparedado. “São obras importantes para a população e a bancada está ao lado do governador Wellington Dias nessas revindicações junto ao governo federal”, comentou o senador.
Wellington disse ter tratado dessa situação de forma emergencial. “O ministro entendeu que há um risco para o próximo período chuvoso e mesmo com toda escassez de recursos é preciso ter a liberação de um valor capaz de permitir imediatamente o início das obras e se trabalhar uma programação para chegar o período de chuvas mais fortes e não ter novas inundações ou risco nas barragens”, comentou Dias.
Para Assis Carvalho, as pautas debatidas com o ministro do Desenvolvimento são prioritárias e precisam ser urgentemente resolvidas e enfatizou a pauta sobre a estiagem e necessidade de atendimento à população de mais de 48 cidades que já declaram situação de emergência. “Precisamos da ampliação de recursos para a chegada da água a milhares de pessoas das regiões afetadas, com a utilização de carros pipas”, disse o parlamentar.
O deputado Átila Lira disse ser acertada essa política do Governo do Estado em concluir obras em andamento. “Atende os interesses do estado do Piauí e da sua população”, concluiu.
Wellington Dias
Gustavo Canuto
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir