"É triste a situação", diz Teresa Britto sobre hospitais do Piauí
A presidente da Comissão de Saúde criticou a situação precária de vários hospitais vistoriados no estado.
Desde a última quarta-feira (21), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí esteve realizando visitas nos hospitais dos municípios de Dirceu Arcoverde, Simplício Mendes, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Uruçupi e Floriano.
As fiscalizações contaram com a presença da presidente da Comissão, deputada Teresa Britto (PV), e do deputado Gustavo Neiva (PSB).
De acordo com a comissão, foram ouvidos, além dos prefeitos, pacientes, servidores e diretores que apontaram problemas como atrasos salariais, necessidade de reformas, atendimentos precários, equipamentos ultrapassados, dentre outros.
A parlamentar criticou a situação dos hospitais vistoriados. “É triste a situação que presenciamos nestes lugares. Em Dirceu Arcoverde, por exemplo, os servidores estão há 15 meses sem receber pagamento. Em outros, como São João do Piauí, a maternidade está muito precária. Em Floriano, presenciamos muitas dificuldades, como a estrutura dos banheiros, que precisa de reforma, e a falta de climatização em enfermarias. Temos ainda São Raimundo Nonato, que carece de implantação do serviço de atendimento a pacientes renais crônicos”, relata Teresa Britto.
“A ambulância e a lavanderia estão precárias. Em Simplício Mendes encontramos camas e berços quebrados, falta de laboratório e vários outros problemas, como a necessidade da instalação da sala de parto. Essas são apenas algumas das dificuldades que percebemos nesses locais. Tudo isso causa uma imensa revolta”, pontuou Teresa Britto
- Foto: Divulgação
Visitas aos hospitais.
Para a deputada Teresa Britto, parte das negligências detectadas é de responsabilidade do governo estadual que não tem repassado aos municípios os recursos do cofinanciamento de Hospitais de Pequeno Porte (HPP).
“Não vamos ficar de braços cruzados diante dessa situação. Muitos desses hospitais estão sendo mantidos apenas com o esforço das Prefeituras, quando deveria haver o investimento do governo estadual também. Não é justo que os piauienses sofram tamanho descaso. Por isso, vamos incluir todas essas observações em um relatório que será encaminhado ao Governo do Estado e ao Ministério Público posteriormente”, conclui.
Teresa Britto
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir