TRF1 autoriza Caixa liberar empréstimo para Governo do Piauí
O desembargador federal Kássio Marques, presidente em exercício do Tribunal Regional Federal da 1° Região , autorizou a Caixa Econômica liberar a segunda parcela referente ao Finisa.
Nesta segunda-feira (24), o desembargador federal Kássio Marques, presidente em exercício do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), autorizou a Caixa Econômica Federal a liberar a segunda parcela referente ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Uma liminar emitida pela Justiça Federal do Piauí impedia o estado de receber os recursos, que totalizam R$ 293 milhões.
De acordo com a decisão, o TRF-1 decretou a perda de objeto da liminar da Justiça devido ao banco já ter prestado contas da 1ª parcela, requisito necessário para o recebimento da parcela seguinte, e para evitar prejuízo à economia do estado.
No recurso aplicado contra a decisão da Justiça Federal, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) alegou que o Piauí já teria tido prejuízos de cerca de R$ 28 milhões com o bloquear os recursos.
Para emitir a decisão, o desembargador Kássio Marques considerou que “ficou demonstrada a possibilidade de liberação da segunda parcela do contrato de empréstimo, uma vez que, em 12 de abril de 2019, a Caixa relatou que não havia pendência para continuação da execução do contrato de financiamento”.
O magistrado considerou ainda um acórdão assinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que analisou representação acerca da execução do contrato, bem como ofício do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que declarou não haver decisão determinando suspensão de obras ou da liberação da parcela seguinte dos recursos.
Governo do Piauí
Caixa Econômica Federal
Tribunal Regional Federal da 1ª Região - TRF1
-
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir