Abertura de filial de empresas terá processo simplificado
Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o empreendedor piauiense que deseja abrir uma filial em outro estado não precisa se deslocar para outra Junta Comercial.
A partir de segunda-feira (14), os processos de abertura, alteração e baixa de filial serão aprovados na sede da Junta Comercial sede da matriz da empresa.
De acordo com a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), o novo procedimento traz como vantagens maior integração das informações entre as Juntas Comerciais, simplificação e redução de custos para o empreendedor, por exemplo.
Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, o empreendedor piauiense que deseja abrir uma filial em outro estado não precisa se deslocar para outra Junta Comercial. “Todo ato cadastral será aprovado pela Junta Comercial sede da matriz da empresa, ou seja, se uma empresa com sede em Teresina abrir uma filial em Timon, todo o processo será aprovado na Jucepi que comunicará o ato para a Junta Comercial do Maranhão”, explica a gestora.
O novo fluxo de processos baseia na premissa da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) de integração do registro empresarial por meio de uma única entrada de dados e de documentos. Com isso, o empreendedor deixa de arcar com custos de deslocamento e pagar taxas de registro em diversas Juntas Comerciais. Além disso, elimina-se o risco de o empreendedor não informar a existência de filial em algum estado.
Como vai funcionar
Situação 1: Matriz no Piauí e abertura de nova filial no Maranhão.
O ato de abertura da filial do Maranhão é protocolado na Jucepi no portal Piauí Digital ( www.piauidigital.pi.gov.br ). Não é mais necessário o deslocamento ou entrega de documento na Junta Comercial do Maranhão.
Situação 2: Matriz no Maranhão e abertura de filial no Piauí.
O ato de abertura da filial no Piauí é protocolado na Junta Comercial do Maranhão. As pesquisas prévias de viabilidade de endereço e nome empresarial continuam ser deferidas pelo município piauiense onde será instalada a filial e pela Jucepi no portal Piauí Digital.
Junta Comercial do Estado do Piauí - Jucepi
-
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor. -
Rafael Fonteles inaugura reforma do Palácio das Artes em Campo Maior
O local recebeu investimento de R$ 185 mil. Além disso, mais de R$ 238 mil forma liberados para pequenos negócios da região. -
Esperantina receberá a Semana do MEI com oficinas, palestras e atendimento itinerante
Durante toda a semana, a população poderá participar de oficinas, palestras e atendimentos itinerantes. -
Evangelina Rosa faz Fórum Estadual de Doação de Leite Humano na segunda
De acordo com o Governo do Piauí, o evento integra a mobilização nacional e internacional pela doação voluntária. -
Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul..
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir