Merlong Solano cobra respeito à legislação ambiental no Brasil
O secretário interino de Governo do Piauí comentou sobre a tragédia de rompimento da barragem de Brumadinho-MG. Ele também comentou sobre as privatizações no país.
O secretário interino de Governo do Piauí, Merlong Solano, comentou sobre a tragédia de rompimento da barragem de Brumadinho-MG e cobrou mais fiscalização e respeito à legislação ambiental no país. Em publicação desse domingo (27) em um rede social, ele disse que, neste caso específico, o problema é a irresponsabilidade social e ambiental da Vale e a fragilidade dos órgãos ambientais.
- Foto: Facebook/Merlong SolanoMerlong Solano.
“Para apurar as responsabilidades da Vale existem leis, cabe então a atuação do Ministério Público e da Justiça. Para fiscalizar existem órgãos, mas estes precisam de orçamento, recursos tecnológicos e pessoal qualificado”, escreveu.
Merlong Solano comenta sobre o processo de privatização da Vale e afirma que “a iniciativa privada busca sempre o menor custo”. Para ele, diante dessa lógica de menor custo, “as vidas humanas e a preservação do meio ambiente são secundários”.
“Nas contas deste tipo de capitalista, tragédias como as de Mariana e Brumadinho não passam de simples acidentes de percurso”, opina.
O petita ressalta que não é contra a privatização em diversas áreas, inclusive na mineração, mas diz que “não podemos fazer a privatização e depois deitar em berço esplêndido achando que está tudo resolvido”.
“Lembro bem que na época da privatização da Vale um dos argumentos levantados pelos defensores era a maior eficiência da iniciativa privada. Neste caso específico a eficiência está sendo a de armar verdadeiras ratoeiras para as pessoas”, critica.
Merlong Solano
-
PM do Piauí recebe prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI). -
Mais de 3.500 mulheres são acolhidas na Casa da Gestante de Parnaíba
A estrutura da Casa conta com dez leitos, distribuídos em dois quartos, além de uma ampla área de convivência, cozinha equipada, consultório, lavanderia, copa e banheiros. -
Plano Estadual da Primeira Infância será lançado nesta segunda em Teresina
O evento vai reunir, no Diferencial Buffet, das 8h às 17h, gestores e técnicos dos 224 municípios. -
Piauí registra 29 apostas vencedoras na quadra da Mega-Sena
O prêmio principal acumulou em R$ 55 milhões e será sorteado na terça-feira (25). -
Vara Única da Comarca de Elesbão Veloso atinge quase 1.600 processos concluídos
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o desempenho fez com que a Vara mencionada crescesse no ranking do Índice de Atendimento à Demanda (IAD).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir