Merlong Solano cobra respeito à legislação ambiental no Brasil
O secretário interino de Governo do Piauí comentou sobre a tragédia de rompimento da barragem de Brumadinho-MG. Ele também comentou sobre as privatizações no país.
O secretário interino de Governo do Piauí, Merlong Solano, comentou sobre a tragédia de rompimento da barragem de Brumadinho-MG e cobrou mais fiscalização e respeito à legislação ambiental no país. Em publicação desse domingo (27) em um rede social, ele disse que, neste caso específico, o problema é a irresponsabilidade social e ambiental da Vale e a fragilidade dos órgãos ambientais.
- Foto: Facebook/Merlong Solano
Merlong Solano.
“Para apurar as responsabilidades da Vale existem leis, cabe então a atuação do Ministério Público e da Justiça. Para fiscalizar existem órgãos, mas estes precisam de orçamento, recursos tecnológicos e pessoal qualificado”, escreveu.
Merlong Solano comenta sobre o processo de privatização da Vale e afirma que “a iniciativa privada busca sempre o menor custo”. Para ele, diante dessa lógica de menor custo, “as vidas humanas e a preservação do meio ambiente são secundários”.
“Nas contas deste tipo de capitalista, tragédias como as de Mariana e Brumadinho não passam de simples acidentes de percurso”, opina.
O petita ressalta que não é contra a privatização em diversas áreas, inclusive na mineração, mas diz que “não podemos fazer a privatização e depois deitar em berço esplêndido achando que está tudo resolvido”.
“Lembro bem que na época da privatização da Vale um dos argumentos levantados pelos defensores era a maior eficiência da iniciativa privada. Neste caso específico a eficiência está sendo a de armar verdadeiras ratoeiras para as pessoas”, critica.
Merlong Solano
-
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais. -
Esperantina faz evento sobre Neurodiversidade e apresenta projeto do Centro de Autismo
A prefeita Ivanária Sampaio acompanhou de perto o evento e destacou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à educação inclusiva e ao atendimento especializado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir