Piauí é um dos poucos estados com 100% do sistema biométrico
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) afirmou que o estado está preparado para agir durante as eleições de outubro.
O ano de 2018 será o primeiro no qual o estado do Piauí atuará nas eleições com 100% do sistema de biometria em todas as cidades, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Com cerca de 2.370.000 eleitores, o órgão disse estar preparado para agir em outubro.
- Foto: Hélio Alef / Viagora
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
De acordo com o chefe de Sessão das Zonas Eleitorais do TRE-PI, Hugo Leonardo, o Piauí está entre os poucos estados brasileiros que irão identificar os eleitores através do sistema biométrico. “O Piauí é um dos poucos que fez 100% da Biometria. Todas as nossas sessões eleitorais vão recepcionar os eleitores com a identificação biométrica”, explicou o chefe de sessão.
A biometria foi implantada nas eleições deste ano com o objetivo de facilitar a identificação do eleitor no dia da votação, como mais uma medida de segurança adotada pelos órgãos de fiscalização, o que não significa que vá diminuir o tempo de espera e as filas nas zonas eleitorais. Por meio da biometria, o TRE-PI visa garantir que o eleitor que se apresentou para votar é o mesmo que se identificou junto a sessão.
- Foto: Hélio Alef / Viagora
Hugo Leonardo, Chefe da Sessão de Zonas Eleitorais do TRE-PI
“A biometria é mais um item de segurança, e não quer dizer que vai ser mais rápido com a identificação biométrica. E por isso é importante que o eleitor vá com a colinha para agilizar, pois são seis cargos que ele vai ter que votar. É importante que ele saia de casa sabendo em quem vai votar”, disse Hugo Leonardo.
Como dica para o eleitor não se envolver em situações constrangedoras no dia da votação, o chefe de Sessão das Zonas Eleitorais também orientou que as pessoas tomem cuidado com relação a prática de “boca de urna”. “O eleitor pode se manifestar de forma silenciosa. Se ele tem um partido de preferência ele pode usar o botton do candidato, o adesivo, uma camisa não padronizada. Ele só não pode abordar os outros eleitores pedido voto ou recomendando que não se vote em outro candidato”, explicou.
O TRE-PI informou que pelo menos um policial ficará responsável pelo local de votação, para agir em caso de situações extremas e proibidas. Caso o eleitor for pego em flagrante fazendo boca de urna, será preso e estará sujeito a cumprir pena pelo crime.
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Eleições 2018
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir