MPF vai abrir inquérito civil contra vereador Genival Cigano
O vereador de Piripiri foi preso em maio deste ano, suspeito de participar de quadrilha que fraudava benefícios do INSS.
O Ministério Público Federal (MPF) vai instaurar inquérito civil para apurar eventual improbidade administrativa por parte do vereador de Piripiri Genival Cigano. O parlamentar foi preso em maio deste ano, suspeito de participar de uma quadrilha que fraudava benefícios do INSS. A portaria nº 106, de 19 de setembro de 2018, foi assinado pela procuradora da República Cynthia Arcoverde Ribeiro Pessoa.
- Foto: Reprodução/ Facebook
Vereador Genival Cigano
A representante do MPF considerou que está comprovado o grau de organização dos réus e o longo tempo de atuação, com vultosos prejuízos já causados ao INSS (prejuízo mensal de R$ 305.280,00 e prejuízo efetivo de R$ 27.669.685,27). O grupo agia por meio da realização de saques dos benefícios fraudados e por meio da concessão fraudulenta de outros benefícios.
Segundo ela, uma das características essenciais da associação criminosa consiste na falsificação e utilização de documentos falsos, “tanto que as fraudes de benefícios previdenciários investigados foram concedidas por meio da utilização de documentos falsos”.
Cynthia Arcoverde diz que “as fraudes foram planejadas e executadas de forma meticulosa, com a falsificação de documentos públicos para a criação de pessoas e a ‘montagem’ de processos para requerer os benefícios no INSS, o direcionamento do processo dentro do INSS e a concessão fraudulenta por servidor membro da quadrilha”.
Por fim, a procuradora da República argumenta que a atuação ministerial se justifica porque foi demonstrada a participação de servidores públicos, responsáveis pela emissão de documentos falsos, bem como de agentes públicos.
No mês dia 26 de junho, a Justiça Federal recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal. Dias depois, a defesa do vereador pediu revogação de sua prisão preventiva, mas teve solicitação negada.
Ministério Público Federal - MPF
Justiça Federal
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir