Procon vai fiscalizar postos de combustíveis no interior do Piauí
O órgão relatou irá verificar se os postos estão repassando o reajuste no valor do óleo diesel aos consumidores.
O Ministério Público do Piauí, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), relatou que irá fiscalizar os postos de combustíveis localizados nas cidades do interior do Piauí, para verificar se estão cumprindo as normas da Portaria nº 735/2018 do Ministério da Justiça, que estabelece o repasse do reajuste do valor do óleo diesel pelos postos aos consumidores.
- Foto: Josefa Geovana / Viagora
Ministério Público do Estado do Piauí
O procedimento administrativo foi instaurado no dia 28 de junho de 2018, pela Portaria 28/2018, através da promotora Gabriela Almeida de Santana, que responde pela 3ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato. De acordo com o Procon, os estabelecimentos devem estar cumprindo a notificação recomendatória de nº 13/2018 imposta pelo Ministério Público do Piauí.
Os postos de gasolina que serão acompanhados e fiscalizados são os localizados nos municípios de São Raimundo Nonato, São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Bonfim do Piauí, Fartura do Piauí, São Braz, Coronel José Dias, Dom Inocêncio e Várzea Grande do Piauí.
O órgão ministerial afirmou que irá enviar a notificação recomendatória a todos os postos destes municípios. Os estabelecimentos precisam informar dentro do prazo de 15 dias ao Ministério Público, comprovações de que a medida vem sendo cumprida nos postos.
As fiscalizações feitas pelo Procon tem como base a Portaria nº 760/2018 do Ministério da Justiça, que "dispõe sobre as diretrizes para a realização das fiscalizações nos postos de combustíveis pelos integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, para que seja resguardado o direito ao repasse do reajuste do valor do óleo diesel aos consumidores finais no momento do abastecimento".
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Procon-PI
-
Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 129 municípios devido à`seca
O decreto nº 23.699/95 foi publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (3), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado. -
Operação do Imepi fiscaliza postos de combustíveis por fraude na bomba em Teresina
A ação foi conduzida pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e identificou irregularidades em oito desses estabelecimentos. -
Made In Piauí: plataforma é lançada para impulsionar produtos locais nomercado digital
O objetivo é valorizar a produção local e ampliar a visibilidade de produtos com identidade piauiense ao mercado digital. -
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir