Juiz julga improcedente ação contra ex-prefeito Marcos Vinicius
O ex-prefeito de Novo Oriente do Piauí, Arnilton Nogueira e Maria do Socorro foram acusados de captação ilícita de voto e de abuso do poder econômico.
O juiz Juscelino Norberto da Silva Neto julgou improcedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra os ex-prefeitos de Novo Oriente do Piauí, Marcos Vinicius Cunha Dias e Arnilton Nogueira dos Santos, e a ex-vice-prefeita Maria do Socorro Veloso. Os três foram acusados de captação ilícita de voto e de abuso do poder econômico pela Coligação Compromisso Trabalho e Realização (PTB/PT/PSB). A decisão foi assinada ontem (17) e disponibilizada nesta quarta-feira no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
- Foto: Facebook/ Arnilton Nogueira Santos
Arnilton Nogueira
A Coligação alegou que em 28 de setembro de 2016 o então prefeito municipal de Novo Oriente do Piauí, Marcos Vinicius, marcara uma reunião política na casa de Alcindo, que, segundo alegado, era moralmente reprovável.
De acordo com o processo, durante a reunião ocorreram fatos vedados pela legislação eleitoral, seja pelo oferecimento de vantagem econômica através de dinheiro, seja pelo estímulo à política fisiologista e cultura política clientelista e ilícita aos menores que encontravam-se presentes. Tais fatos foram gravados em áudio e degravados.
Para o juiz Juscelino Norberto, não restou dúvida demonstrada a veracidade de tais fatos por qualquer meio probatório, seja fotográfico ou testemunhal, e as provas foram obtidas de maneira ilícita. Ele citou jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e disse que deve ser resguardada a proteção da privacidade e da honra dos envolvidos.
“Não se pode também deixar de mencionar que se está diante de processo que pode alterar o resultado de um pleito eleitoral, não sendo suficiente o exercício de juízo de ilação, mas sim de provas contundentes e convergentes ao alcance da captação ilegal de vontade popular, que, in casu, não há. Assim, não estando demonstrada a efetiva compra de votos, pelo menos, nestes autos, por parte dos investigados, o pedido inicial não merece proceder”, escreveu o magistrado, que julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral.
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir