Pesquisa aponta vitória de Wellington Dias no primeiro turno com 51,8%
O deputado estadual Dr. Pessoa aparece como segundo colocado.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem apontou que o governador Wellington Dias (PT) seria reeleito se as eleições fossem hoje, com 51,8% das intenções de votos. O número foi resultado de uma pesquisa estimulada, em que o pesquisador aponta ao eleitor os nomes dos possíveis candidatos ao Palácio de Karnak.
O deputado estadual Dr. Pessoa (SDD) aparece em segundo lugar, com 9,92%. O terceiro mais votado seria o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), com 5,09%, seguido dos empresários Valter Alencar (PSC), com 2,19%, e Fábio Sérvio (Patriota), com 0,44%.
Brancos e nulos
Cerca de 13% votariam em branco ou anulariam o voto diante do cenário político atual. Indecisos ou que não quiseram opinar, representam 17,38% dos entrevistados.
- Foto: Marcos Cunha/VIAGORA
Governador Wellington Dias (PT)
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador não apresenta o nome dos possíveis candidatos, e o eleitor cita o nome que vier a sua cabeça, Wellington Dias foi 23 vezes mais lembrado que o segundo colocado, segundo o Instituto Amostragem.
O petista desponta com 23,79% das intenções de voto, o ex-presidente Lula (PT) tem 1,58% das lembranças, seguido pelo deputado Dr. Pessoa, com 1,14%, e Luciano Nunes, com 1,05%. Outros nomes citados somaram 2,99%.
Nessa modalidade da pesquisa, 58,56% afirmaram que ainda estão indecisos sobre em quem vão votar para governador, e 10,89% anulariam ou votariam em branco.
Votos válidos
Para garantir a eleição no primeiro turno, o candidato precisa ter 50% mais um dos votos válidos, ou seja, excluindo as abstenções, e os votos brancos ou nulos. Segundo o levantamento, dessa forma, o atual governador Wellington Dias seria reeleito no primeiro turno, já que teria mais de 24 pontos percentuais acima do necessário para a eleição: 74,59% dos votos válidos.
Sob esse aspecto, Dr. Pessoa teria 14,29% dos votos, seguido por Luciano Nunes, com 7,33%, e Valter Alencar, com 3,16%. Fábio Sérvio teria 0,63%.
A pesquisa
A pesquisa do Instituto Amostragem foi realizada de 7 a 13 de abril de 2018. Foram entrevistadas 1.139 pessoas com 16 ou mais anos de idade, em 47 municípios de todas as microrregiões do Piauí. A margem de erro é de 2,84% para mais ou para menos. O registro da pesquisa no TRE é BR-03615/2018.
-
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa. -
Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade. -
Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí. -
Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas. -
Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir