Viagora

Ufpi e Uespi terão R$ 1 mi para produzir remédio derivado da maconha

Os primeiros projetos de pesquisa já foram aprovados pelo governo estadual.

A Ufpi e a Uespi estão aguardando a liberação de R$ 1 milhão para iniciar os trabalhos de pesquisa dos primeiros projetos aprovados pelo governo estadual para o canabidiol, substância obtida do óleo da Cannabis sativa. Além disso, também aguardam as autorizações da ANVISA e da Polícia Federal.

“Estamos passando por todas essas etapas de forma bem sucedida, e agora nossa próxima etapa é, a partir do recurso liberado, cada instituição fazer sua parte, seus projetos. Dependemos do orçamento do governo para liberação da verba dos projetos”, esclarece a pesquisadora, prof.ª Dra. Rosemarie Brandim Marques.

  • Foto: DivulgaçãoAntônio Luiz Maia e Rosemarie Brandim.Antônio Luiz Maia e Rosemarie Brandim.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), assinou na última quinta-feira (28) a autorização para a produção de canabidiol. O Piauí é o primeiro estado do país a autorizar a viabilização do projeto.

O diálogo para que essa autorização pudesse ser realizada teve início com o I Simpósio Sobre Uso Medicinal dos Canabinóides, ocorrido em março de 2017. A partir do evento, foram realizadas reuniões entre as instituições que trabalham com a temática, como a Uespi, Ufpi e CEIR, e cada uma ficou responsável por montar projetos distintos.

Facebook
Veja também