Juiz assegura acesso de advogados a presos durante greve de agentes
A ação foi movida em virtude dos relatos por parte dos profissionais da advocacia que foram impedidos de verem seus clientes nos presídios do Estado.
- Foto: OAB-PI
Chico Lucas e juiz Carlos Hamilton
Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, ingressou com uma Ação Civil Pública requerendo o acesso dos advogados aos seus clientes nas unidades prisionais do Estado do Piauí durante a greve dos agentes penitenciários que começou na última segunda-feira (11). O pedido foi acatado pelo juiz da 1ª Vara Criminal, Carlos Hamilton Bezerra, autorizando o acesso imediato dos advogados às dependências dos presídios em todo o Estado do Piauí.
A ação foi movida em virtude dos relatos por parte dos profissionais da advocacia que foram impedidos de verem seus clientes nos presídios do Estado. A atual situação advém da orientação expedida pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (SINPOLJUSPI), que suspendeu as visitas familiares, íntimas e de advogados aos detentos. O Sindicato pede melhorias estruturais e reajustes salariais por parte do governador Wellington Dias.
A OAB diz que não se trata de uma redução no trabalho e sim de paralisação total das atividades, conforme o posicionamento do Sindicato. “Tal medida obstrui o livre exercício da advocacia, ferindo as prerrogativas profissionais previstas no Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94), bem como o direito fundamental dos presos de se comunicarem com seus familiares e advogados”.
O presidente da OAB Piauí, Chico Lucas, disse que, com a decisão, os profisisonais consigam adentrar nos presídios. “Esperamos agora que a decisão seja cumprida na prática e que os profissionais da advocacia tenham o livre acesso aos seus constituintes, uma garantia do advogado, prevista no Estatuto da Advocacia e da OAB, a lei federal 8.906/94”, disse.
OAB-PI
-
Saiba como adquirir muda no Viveiro de Mudas na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais. -
Empresário José Elias Tajra morre aos 90 anos em Teresina
A TV Antena 10, emissora fundada pelo empresário, lamentou seu falecimento e destacou o seu legado através de nota divulgada nas redes sociais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir