MPF abre inquérito contra Dnit e Secretaria Estadual de Transportes
A portaria que autoriza a investigação foi assinada no dia 11 de julho de 2017, pela Procuradora da República Cecilia Vieira de Melo Sá Leitão.
O Ministério Público Federal, por meio da Procuradora da República Cecilia Vieira de Melo Sá Leitão, abriu um inquérito civil para investigar supostas irregularidades cometidas pela superintendência do Dnit no Piauí e a Secretaria de Transportes do Piauí (Setrans) em relação à desapropriações na área da ferrovia Transnordestina. A portaria foi assinada no dia 11 de julho de 2017.
A procuradora ressaltou que já havia sido instaurado um inquérito civil para apurar prejuízos suportados pelas comunidades quilombolas de Contente e Barro Vermelho, em razão da implantação da Transnordestina. Após a realização de diversas diligências, foi ajuizada uma Ação Civil Pública em face do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Transnordestina Logística S/A.
Agora, o inquérito aberto vai analisar informações acerca da atuação do DNIT quanto às “desapropriações irrisórias” que foram relatadas, somada à atuação da Setrans por delegação prevista através de Termo de Compromisso.
A procurada determinou que seja enviado ofício ao DNIT para que preste informações atualizadas acerca das desapropriações realizadas no território das duas comunidades, incluindo os valores já pagos a título de indenização, a extensão do território, os beneficiários e a metodologia de cálculo; além da relação de ações judiciais de desapropriação.
Também deve ser expedido ofício ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que informe sobre a titulação das terras pertencentes às comunidades quilombolas, e as providências adotadas para garantir a defesa dos interesses dos remanescentes das comunidades, nas questões surgidas em decorrência da titulação das suas terras.
Secretária de Estado dos Transportes - Setrans
Ministério Público Federal - MPF
-
Detran do Piauí fornece até 95% de desconto no Refis 2024
O prazo para o Programa de Recuperação de Créditos Tributários vai até o dia 18 de dezembro de 2024. -
Mutirão emite RG digital para servidores da 2ª Vara Cível de Parnaíba
A emissão dos documentos ocorreu nos dias 11 e 14 de novembro no prédio do fórum Salmon Lustosa. -
Themístocles Filho busca parcerias com Cônsul principal do Japão em Belém
Os representantes se reuniram nessa quinta-feira (21) e discutiram temas como educação, energias renováveis, agronegócio e intercâmbio cultural. -
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentícios -
Desembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir