Piauí implanta assistência 24h para prevenção do suicídio
O projeto inclui desde a organização das redes de atenção até central de cuidados às pessoas com transtorno mental.
Em reunião com o secretaria da Saúde, Francisco Costa, o governador Wellington Dias discutiu o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio. O projeto inclui desde a organização das redes de atenção até central de cuidados às pessoas com transtorno mental.
Na oportunidade, o governador inseriu a proposta para assistência psicossocial 24 horas, nas cinco macrorregiões do Piauí: Bom Jesus, Floriano, Picos, Teresina e Parnaíba.
Os cuidados 24 horas serão feitos em dois eixos. Um, com atendimento por uma central, que fará a escuta aos pacientes, encaminhando à Rede de Atenção, e havendo necessidade, acionando órgãos para prevenir o suicídio, como Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar.
- Foto: AscomReunião de Wellington com Francisco Costa
Na outra vertente, o fortalecimento da assistência com a estruturação de unidades descentralizadas. “Estamos dando novos passos para estruturação da rede, da mesma forma como ocorreu nas demais áreas para cuidar das pessoas, como na ortopedia, pediatria. É necessário que tenhamos fortalecida uma rede da saúde mental, casada com a Rede de Atenção Primária, CAPs (Centro de Atenção Psicossocial), leitos de retaguarda. Por isso, estamos estruturando as cinco unidades, integrado aos 224 municípios para este atendimento”.
Para o secretário Francisco Costa, com a inclusão dessa proposta, “o paciente, no momento da crise ou da tentativa do suicídio, tenha garantido o atendimento psicossocial e hospitalar, e em seguida, encaminhado para uma rede de proteção, incluindo o tratamento”.
O governador também autorizou investimentos para estudos e pesquisas sobre a temática. “Numa etapa mais aprofundada, incentivando a pesquisa para identificar onde está a raiz deste problema, envolvendo a Fapepi (Fundação de Pesquisa do Piauí), Secretaria de Saúde, e ainda instituindo um fórum para a Rede Piauí de Prevenção ao Suicídio, envolvendo educação (privado e púbico, em todos municípios), saúde, entidades públicas e privadas”, informou o secretário.
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir