Liminar mantém 80% do efetivo durante greve dos Correios
A decisão liminar se deu em tutela cautelar apresentada pela empresa contra a Federação Nacional dos Trabalhadores de Correios.
A ministra Maria Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou que os empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) mantenham em atividade o contingente de 80% dos trabalhadores em cada setor ou unidade da empresa durante a greve deflagrada pela categoria.
A decisão liminar se deu em tutela cautelar apresentada pela empresa contra a Federação Nacional dos Trabalhadores de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect).
Para deferir parcialmente a liminar, a ministra ressaltou que os trabalhadores dos Correios exercem serviço público de prestação obrigatória e exclusiva do Estado, e que a jurisprudência tanto do TST quanto do Supremo Tribunal Federal reconhecem a sua essencialidade. E, nesse caso, a Lei de Greve obriga empresa e trabalhadores a garantir durante a greve, de comum acordo, “a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade”.
A deflagração da greve ocorreu nacionalmente, no Piauí, a decisão ocorreu na quarta-feira (26) e o movimento segue por tempo indeterminado. A greve é motivada por questões trabalhistas pela possível privatização da empresas.
Tribunal Superior do Trabalho - TST
Correios
-
Rafael Fonteles participa da Procissão dos Passos em Oeiras
Durante a procissão, a imagem de Cristo percorre a cidade histórica de Oeiras -
Prefeitura de Esperantina faz 1ª edição do projeto Assistência Social na Comunidade
A iniciativa tem como objetivo levar acolhimento e serviços essenciais diretamente às comunidades, promovendo mais acesso e proximidade entre a gestão pública e a população. -
III Feira da Fartura de Esperantina tem início na comunidade Lagoa Seca
O evento, iniciado nesta sexta-feira (11), celebra a agricultura familiar, valoriza os produtos da terra e fortalece a economia local. -
Governo do Piauí realiza leilão de imóveis com lances online
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (10), dando início ao processo de venda pública de 14 lotes, sendo 5 urbanos e 9 rurais. -
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir