Juíza marca audiência sobre racismo sofrido por promotor
O promotor entrou com ação civil de indenização por danos morais por racismo e injúria racial contra o Estado de Santa Catarina.
A audiência para tratar do caso de racismo denunciado pelo promotor do Ministério Público do Estado (MP-PI), Francisco de Jesus, que aconteceu em Santa Catarina durante um congresso de membros do órgão, foi marcada pela juíza Maria Célia Lima do Tribunal de Justiça do Piauí, para o dia 14 de dezembro.
O promotor entrou com ação civil de indenização por danos morais por racismo e injúria racial contra o Estado de Santa Catarina. Já que é o responsável pelo Ministério Público do Estado. O ato foi cometido pelos seguranças, que barraram a chegada do promotor, apenas dele.
- Foto: MPPI
Promotor Francisco de Jesus
A estranheza foi ocasionada por que mesmo a segurança alegando ser atuação de praxe, os outros promotores não foram barrados. Além disso, Francisco de Jesus era o único negro no local.
Segundo o promotor, outros colegas viram a situação e reagiram com estranheza, por isso no segundo dia ele filmou a situação. Quando o segurança mudou a postura após saber que estava sendo gravado.
Dia da Consciência Negra
Nesta segunda-feira (20) é comemorado o dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por ser o dia da morte do líder quilombola “Zumbi dos Palmares”. Nesta data o Promotor Francisco de Jesus, que luta pelas minorias da sociedade lembrou a importância de combater essa prática que vai contra a igualdade e democracia.
“Hoje dia da Consciência Negra, é importante refletirmos sobre a igualdade racial e agirmos para inibir essas práticas que vem representar racismo em uma sociedade que deve ser igual em todas as formas”.
Promotor Francisco de Jesus
-
Ações para combater maus-tratos contra os animais acontecem no Abril Laranja no Piauí
Conforme o governo, a campanha de 2025 será marcada por eventos educativos em várias cidades do Piauí. -
Governador Rafael Fonteles inaugura Casa do Artesão em Teresina
Fonteles destacou a importância de investir no artesanato piauiense, potencializando a venda de obras artísticas e gerando renda para a população. -
Equatorial Piauí realizará desligamento programado em Parnaíba nesta quinta
A ação vai afetar quatro bairros, sendo Alberto Silva, Dirceu Arcoverde, Piauí e Rodoviária. -
Retratação: Viagora corrige matéria envolvendo nome de Elmorane Brito Martins Coelho
O Viagora vem a público se retratar pela matéria publicada. -
Afogamentos no litoral do Piauí diminuem no 1º trimestre, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com a corporação, de janeiro a março, foram contabilizados seis casos, sendo três fatais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir