Piauí registra quase 3 mil focos de incêndios no mês de Outubro
Em setembro foram registrados 3.422 focos. apesar da diminuição o índice ainda é preocupante.
Os focos de incêndio no Piauí tem aumentado desde o início do segundo semestre deste ano. Somente em setembro os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram 3.422 focos de incêndio no estado, um índice considerado preocupante.
No mês de outubro não foi diferente, os índices de calor continuaram em alta, chegando a registar 2.991 focos, a maioria deles em cidades localizadas no sul do estado. Mesmos com a diminuição dos índices de queimada em outubro, os números continuam preocupando os gestores do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).
- Foto: Douglas Júnior/O Estado
Carlos Eduardo da Silva, coordenador de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Semar, afirmou que fiscalizações foram realizadas durante o mês de outubro para diminuir o número de incêndios.
“Entre os dias 23 e 30 de outubro estivemos em campo com ações de fiscalização ambiental desenvolvidas em conjunto com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar. Realizamos várias etapas de fiscalização de combate à caça predatória que, na região dos cerrados, é uma das principais causas de aumento do número de incêndios florestais. As fiscalizações foram realizadas nos municípios de Bom Jesus, Uruçui, Currais, Sebastião Leal, Manoel Emídio e Floriano”,relatou.
As cidades piauienses que mais registraram focos de incêndio em outubro foram o município de Morro Cabeça do Tempo, com 194 focos; Uruçui, com 192; o município de Manoel Emídio, que teve 117 ocorrências; Baixa Grande do Ribeiro, onde foram registrados 110 focos; Palmeirais, com 84; Gilbués teve 80 focos; Corrente contabilizou 78 focos; Santa Filomena teve 67 focos; Santo Inácio do Piauí e Sebastião Leal, com 62 focos cada um.
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semar
-
Reforma do Abrigo São José em Parnaíba será entregue na sexta
Segundo a Sasc, o Abrigo São José acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social há 93 anos, sendo a única Instituição de Longa Permanência (ILPI) no município. -
Comunidade quilombola de Campinas do Piauí recebe 1,3 mil quilos de alimentos
A ação realizada pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) vai beneficiar 117 famílias. -
Agência Nacional de Águas inspeciona segurança na Barragem Piracuruca
Durante a visita foram avaliadas as condições estruturais da barragem, e foi confirmado que ela está em condições normais de operação. -
Acidente envolvendo moto deixa homem morto em São José do Piauí
A polícia informou que o acidente ocorreu na madrugada deste sábado (5), na zona rural do município. -
Banco de Alimentos da Ceasa em Teresina atinge 1,5 milhão de frutas e verduras
De acordo com a Ceasa, as frutas e verduras, provenientes das sobras (que ainda podem ser aproveitadas) da feira e doadas pelos permissionários, garantem segurança alimentar
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir