CGE diz que Governo do Piauí economizou R$ 22,5 milhões em obras
A economia é gerada, segundo a Controladoria, principalmente na avaliação do projeto e planilha orçamentária das obras e serviços de engenharia.
A Controladoria-Geral do Piauí (CGE) informou que sua atuação de janeiro a setembro deste ano no acompanhamento de obras e serviços de engenharia alcançou uma economia de R$ 22,5 milhões aos cofres do estado. A economia é gerada, segundo a Controladoria, principalmente na avaliação do projeto e planilha orçamentária das obras e serviços de engenharia.
Os relatórios da CGE são enviados aos gestores para que os órgãos adotem as providências, sendo importante para os gestores que passam a ter a segurança de que os serviços serão executados conforme estabelecido.
“Esse acompanhamento é importante para que as obras sejam executadas de acordo com todos os normativos técnicos, estejam condizentes com o que vai ser executado, planilha orçamentária e projetos compatibilizados. Isso evita futuros aditivos e até paralisação das obras”, explicou o gerente de Controle de Obras da CGE, Paulo Henrique Melo Portela.
Os trabalhos têm sido realizados em parceria com os órgãos envolvidos. Dentre as obras fiscalizadas e que estão sendo acompanhadas, destacam-se a construção da Barragem de Milagres, no município de Santa Cruz dos Milagres; a primeira etapa da construção do Centro de Referência Médica de Picos; implantação e pavimentação asfáltica no trecho São João da Serra/ BR-407 - PI-115 (Castelo do Piauí) e na PI-216 no trecho Juazeiro do Piauí/Milton Brandão; além dos serviços de pavimentação asfáltica no trecho que compreende o entroncamento da PI-113 (José de Freitas) ao Povoado Ema, naquele município.
Para o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, a atuação preventiva é bastante relevante para o Governo do Estado. “Esse acompanhamento preventivo durante a contratação e execução de obras públicas é de suma importância, tanto para que o Estado possa economizar recursos públicos no nascedouro da despesa, quanto também para quando houver a fiscalização do controle externo, por meio do Tribunal de Contas ou Ministério Público. A Controladoria já tenha atuado previamente, dando economicidade pela regular execução da obra pública e também dando segurança aos executores e aos gestores públicos”, destaca Bernardes.
Controladoria-Geral do Piauí
-
Rafael anuncia desconto de ICMS para aquisição de equipamentos durante a Expoapi 2024
Rafael Fonteles destacou a importância da Expoapi para consolidar o Piauí como um polo de negócios agropecuários. -
Semarch inicia consulta pública para criação de nova Unidade de Conservação no Piauí
Segundo o Governo do Piauí, a Semarh convida a população a se envolver ativamente nesse processo de consulta -
Bombeiros do Piauí intensificam ações de capacitação operacional
Segundo a CBMEPI, o Treinamento de Prontidão ocorre diariamente nas instalações do quartel, em Teresina, e conta com a participação de militares dos 1º, 2º e 3º Grupamentos -
Penitenciária promove curso de administração rural para internos em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, a atividade ocorre por meio de um termo de cooperação entre os órgãos -
Governo divulga que Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil
O encontro entre a equipe do Piauiprev, SRT e MGI, ocorreu na última terça-feira (19).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir