Inpe registra 3.670 focos de calor em setembro no Piauí
Em junho foram registramos 193 focos de calor, que em setembro chegou a mais de 3.600.
- Foto: SemarFocos de calor
Somente no mês de setembro, foram registrados através de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) 3.670 focos de calor, um número considerado alto pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que teve muito trabalho durante o mês com o aumento no número de queimadas.
Os dados são preocupantes, e levam um alerta para a cidade de Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro ambas localizadas no sul do Piauí, onde foram registrados os maiores focos de calor.
“Para se ter uma ideia do constante aumento, em junho registramos 193 focos e já em setembro chegou a mais de 3.600 focos de calor, um aumento muito grande e que preocupa as autoridades que atuam no combate às queimadas no Piauí”, ressaltou Carlos Moura Fé, Superintendente de Meio Ambiente da Semar.
Segundo o Boletim Diário divulgado pela Semar, através do monitoramento diário, os municípios que apresentam o maior índice de focos de calor são: Uruçuí (492), Baixa Grande do Ribeiro (244), Santa Filomena (186), Ribeiro Gonçalves (170), Sebastião Leal (130), Manoel Emílio (93), Floriano (101), Corrente (72), Palmeirais (72) e Jurumenha (71).
Em casos de foco de calor, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do número 193. Em Teresina, a prefeitura passou a disponibilizar o número 153 para a realização de denúncias sobre a prática de queimadas na capital, que podem gerar multas de até R$4,5 mil.
Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semar
Prefeitura de Teresina
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
-
João Mádison defende inclusão da Bíblia como tema nas escolas do Piauí
Segundo o deputado, o indicativo de projeto de lei visa incluir a temática como conteúdo complementar nas escolas da rede estadual de ensino. -
Deputado Henrique Pires será homenageado nesta segunda pelo TJ Piauí
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (25), no auditório do Palácio da Justiça, em Teresina -
Promotor investiga prefeitura de Capitão de Campos por pagar salário abaixo do mínimo
De acordo com a promotoria, uma manifestação anônima informou que os profissionais recebem menos de um salário-mínimo e não possuem o benefício da insalubridade. -
PMPI é premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público por inovação
A premiação ocorreu na última sexta-feira (22), pela iniciativa "Controle e Rastreabilidade de Material Bélico da PMPI". -
Mais de 200 beneficiadas recebem o pagamento de novembro da bolsa estudantil no Piauí
Segundo o secretário da Educação, o objetivo do programa é proporcionar qualificação profissional abrindo caminhos para que as mulheres mudem suas realidades.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir