TSE constata que Piauí tem mais de mil títulos eleitorais duplicados
O sistema, por meio da observação das fotos, é capaz de constatar que se trata da mesma pessoa com os mesmos dados biográficos.
O Tribunal Superior Eleitoral divulgou ocorrências identificadas pelo Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais, no dia 09 de outubro, que apontou os casos de duplicidade de títulos eleitorais no Brasil. No Piauí foram identificados 1002 títulos duplicados.
Esse duplo cadastramento ocorre quando o cidadão solicita a transferência do título eleitoral para outro domicílio, sendo, porém, cadastrado novamente pela Justiça Eleitoral, quando deveria ter apenas a inscrição transferida, com o mesmo número do título de eleitor. Outra possibilidade é a chamada “falsa identidade”, que ocorre quando uma mesma pessoa se registra junto à Justiça Eleitoral com documentos falsos.
- Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Piauí tem 1002 títulos duplicados
O sistema, por meio da observação das fotos, é capaz de constatar que se trata da mesma pessoa com os mesmos dados biográficos, com dois títulos eleitorais em cidades diferentes.
Assim, as ocorrências são encaminhadas ao juiz eleitoral, para que seja feita a análise dos casos. O juiz pode determinar o cancelamento de uma ou de todas as inscrições eleitorais, marcar a ocorrência como falso positivo e, no caso de identificação de fraude, solicitar a abertura de processo criminal.
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
-
SAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produção -
Saiba como adquirir muda no Viveiro na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir