Viagora

Piripiri está há seis meses sem registro de homicídios, diz secretaria de segurança

O Município registra queda histórica na violência e intensifica ações integradas de combate ao crime

A Secretaria de Segurança Pública informou que Piripiri, cidade situada ao Norte do Piauí com aproximadamente 70 mil habitantes, alcançou um feito histórico: completou seis meses sem registrar nenhum homicídio. O último caso ocorreu em 14 de novembro de 2024, segundo informações da Delegacia de Facções e Homicídios e Tráfico (DFHT) do município.

De acordo com o delegado titular Lucas Klinger, além da ausência de assassinatos, a última tentativa de homicídio registrada foi em 1º de fevereiro de 2025 — com os acusados já presos e à disposição da Justiça. Ele destaca que o resultado é fruto da atuação conjunta e estratégica das forças de segurança. “Esse resultado é reflexo de um trabalho intenso das forças de segurança locais, com ações conjuntas das policiais Civil e Militar, que têm atuado de forma estratégica, preventiva e repressiva para garantir a redução dos índices de violência”, afirma.

Somente em 2025, a cidade já executou cerca de 70 medidas cautelares, incluindo prisões preventivas, temporárias e mandados de busca e apreensão — inclusive envolvendo adolescentes em conflito com a lei. O trabalho contínuo visa não apenas o enfrentamento ao crime, mas a manutenção da sensação de segurança entre os moradores.

O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Piripiri, tenente-coronel Valter, comemorou os números e ressaltou o impacto do planejamento estratégico. “Em 2022, tivemos 44 homicídios; em 2023, 14; em 2024, 12; e em 2025, já estamos há seis meses sem registros. Esse marco é fruto de um planejamento estratégico coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, sob liderança do secretário Chico Lucas e do nosso comandante-geral, Coronel Scheiwann Lopes e com apoio do Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Rodoviária Federal. Vamos continuar firmes para manter esses números”, finalizou.

As forças de segurança reafirmam o compromisso com o Pacto pela Ordem e prometem manter as ações integradas e contínuas para que a paz conquistada em Piripiri seja duradoura.

Por: Islanne Rocha

Mais conteúdo sobre:

Piripiri

Piauí

Facebook
Veja também