Viagora

Comitê discute implementação do Plano Municipal pela 1ª Infância em Teresina

Reunião da Agenda Teresina 2030 define estrutura de governança para implementação e monitoramento das ações voltadas a infância

A Agenda Teresina 2030 reuniu, nesta semana, representantes de diversos órgãos da administração municipal para instituir o Comitê Gestor Intersetorial responsável pela governança, implementação e acompanhamento das metas do Plano Municipal pela Primeira Infância. A iniciativa reforça o compromisso da capital com políticas públicas integradas voltadas ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.

De acordo com a prefeitura, o plano, que já havia sido aprovado em 2022, foi revisado recentemente. Com a criação do comitê, o foco agora é colocar em prática os projetos e ações nele previstos, garantindo o monitoramento sistemático dos resultados. “Esse órgão é formado por representantes de diversas secretarias da administração municipal porque entendemos que a política pública para a primeira infância é transversal e abrange os diversos aspectos da vida da criança”, explicou Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaReunião Agenda Teresina 2030
Reunião Agenda Teresina 2030

Durante o encontro, a coordenadora do programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcaspi), Roseane Mascarenhas, foi escolhida como presidente do comitê. “Estamos muito felizes por estar assumindo uma tarefa de extrema importância para garantir o pleno atendimento das crianças de Teresina’’, afirmou.

Conforme a prefeitura, a formalização do comitê será feita por decreto municipal e sua atuação será contínua, acompanhando de perto a evolução das políticas públicas voltadas à infância. A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria municipal de Assistência Social, Cidadania e Politicas Integradas (Semcaspi), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fundação Wall Ferraz (FWF), SDUs Norte, Sudeste e Leste, Guarda Municipal (Secretaria Municipal de Segurança Pública), Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria Municipal de Finanças (Semf) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

Por: Islanne Rocha

Facebook
Veja também