Viagora

Prefeitura de Teresina amplia parceria com ONU para ações sociais e climáticas

O objetivo é ampliar ações voltadas à proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade e populações afetadas por emergências climáticas.

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, e a representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Florbela Fernandes, assinaram nesta quinta-feira (15) um novo memorando de entendimentos para fortalecer a parceria entre a capital piauiense e o órgão da ONU. O objetivo é ampliar ações voltadas à proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade, populações afetadas por emergências climáticas e promover colaboração com países do sul global.

Conforme a Prefeitura, durante o encontro, foi apresentado o relatório da pesquisa “O impacto do calor extremo no desenvolvimento da gravidez em mulheres de Teresina”, conduzida pela Agenda Teresina 2030 em parceria com o UNFPA. O estudo identificou que gestantes atendidas em 75 Unidades Básicas de Saúde da zona urbana da capital relataram sintomas agravados pelo calor intenso, como fadiga, pressão alta e ansiedade, além da falta de orientação sobre como lidar com essas condições.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaPrefeitura de Teresina amplia parceria com ONU
Prefeitura de Teresina amplia parceria com ONU

Segundo o prefeito Silvio Mendes, a cidade é diretamente afetada pelas mudanças climáticas. “Teresina é uma cidade quente, é uma mesopotâmia e é uma área de interesse para essas discussões. Precisamos chamar a atenção para questões que muitas vezes não paramos para pensar”, disse.

A representante da ONU destacou que o estudo é pioneiro e tem potencial para inspirar outras cidades. “Ao integrar saúde, justiça climática, igualdade de gênero e proteção social, essa iniciativa contribui para fortalecer serviços públicos, reduzir desigualdades e ampliar o acesso a direitos”, afirmou Florbela Fernandes. O relatório final será disponibilizado nos sites da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.

Facebook
Veja também