Strans libera faixas exclusivas para motoristas de aplicativo em Teresina
A medida entra em vigor mediante cadastro e vistoria de veículos, conforme exigências contidas na portaria.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) publicou nesta terça-feira (13), no Diário Oficial no Município, a portaria n° 30/2025, que autoriza motoristas de aplicativo a circularem nas faixas antes exclusivas para ônibus em Teresina. A medida faz parte do programa ‘’Faixa Livre’’ e busca otimizar a mobilidade urbana, garantindo maior fluidez ao transporte individual por aplicativo.
De acordo com a prefeitura, para ter acesso ao benefício, os motoristas devem cumprir uma serie de requisitos e se cadastrar no sistema da STRANS. O cadastro deve ser feito no site faixalivre.teresina.pi.gov.br, onde também será emitido o adesivo de identificação obrigatório que deve ser fixado no vidro traseiro do veículo.

Os requisitos exigidos para esse acesso são: ter um cadastro mínimo de 6 meses em aplicativo de transporte, ter a comprovação de pelo menos 1.800 corridas concluídas, ter o veículo com no máximo 10 anos de fabricação, ter CNH com autorização para exercer atividade remunerada com o veículo (EAR), vistoria e recadastramento anual obrigatórios junto a Strans e o adesivo autocolante de identificação emitido pelo site do programa.
Conforme a prefeitura, o agendamento para as primeiras vistorias estará disponível a partir desta quarta-feira (14), e será definido automaticamente ao final do processo de inscrição online. A liberação do uso das faixas será valida somente após o cumprimento de todas as etapas. Essa iniciativa visa integrar os diferentes meios de transporte e garantir melhor desempenho no trafego urbano, especialmente nos horários de pico.
Por: Islanne Rocha
-
Governo do Piauí sanciona CNH Social gratuita para estudantes da rede pública
O programa vai beneficiar alunos do Ensino Médio e do EJA, com habilitação gratuita na categoria A. -
Prefeitura de Esperantina lançará campanha contra abuso sexual de crianças
A ação integra mobilização nacional pelo 18 de maio e busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento a violência sexual infantojuvenil -
Mais de 87% da população quilombola do Piauí reside em áreas rurais, diz IBGE
Esse resultado demonstra que o Piauí possua a maior proporção entre todos os outros estados do país, seguido do Amazonas, com 84,92%, e do Maranhão, com 79,74%. -
Maio Amarelo: Piauí registra uma média de quatro acidentes de trânsito por dia
As interrupções no fornecimento somam mais de 500 casos em quatro meses e colocam em risco a segurança da população -
HUT moderniza iluminação externa com instalação de lâmpadas de LED
A substituição realizada pela ETURB melhora segurança e gera economia de energia no Hospital
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir