Sesapi finaliza atividade de Carnaval 2025 no município de Barras
Segundo a Sesapi, a equipe realizou a testagem para HIV, sífilis e hepatites, distribuiu materiais informativos e ofereceu métodos de prevenção contra as ISTs.
Nessa terça-feira (04), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) finalizou as atividades de carnaval de 2025 com a participação de técnicos da coordenação de ISTs e do Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual (CTA), na programação carnavalesca do município de Barras.
Segundo a Sesapi, a equipe realizou a testagem para HIV, sífilis e hepatites, distribuiu materiais informativos e ofereceu métodos de prevenção contra as ISTs, em parceria com a coordenação de ISTs local.

Rayza Barros, membro da coordenação de ISTs da Sesapi, destacou que as ações da Secretaria durante o carnaval percorreram diversas festas no estado, tanto no norte quanto no sul. “Estivemos presentes em várias festas pelo estado, oferecendo testagem rápida, aconselhamento, distribuição de insumos preventivos, objetivando de proporcionar mais segurança e saúde aos piauienses", afirmou Rayza.
De acordo com a secretaria, as ações também tiveram como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as ISTs durante todo o ano, reforçando a necessidade do uso de métodos preventivos e do autocuidado.
A enfermeira da coordenação de ISTs da Sesapi, Karinna Amorim, destacou a importância das ações. “As ações durante o carnaval foram pontuais, mas os cuidados devem se manter no dia a dia ao longo do ano. É essencial que a população se conscientize sobre o uso de camisinha e outros métodos preventivos, além da testagem regular, para preservar a saúde e evitar o aumento de casos de doenças como HIV, sífilis e hepatites”,pontuou.
-
Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estado -
Corrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero. -
HUT celebra 17 anos com mais de 1 milhão de atendimentos em Teresina
Segundo Aranucha Brito, diretora geral do HUT, nos primeiros 100 dias da nova gestão, o hospital passou por mudanças -
Projeto Música Solidária leva esperança a pacientes do Hospital Ozéas Sampaio
A visita ocorreu nesse sábado (26), e proporcionou momentos de acolhimento e reflexão para as pessoas que estavam na unidade. -
Novos grupos devem procurar a vacina da gripe em Teresina a partir de segunda
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, iniciou a Campanha de Vacinação Contra Gripe no dia 7 de abril
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir