Denarc incinera quase uma tonelada de drogas apreendidas em operações no Piauí
A incineração foi realizada nesta sexta-feira (28), no Povoado Cerâmica Cil, na zona Sul de Teresina.
A Polícia Civil do Piauí incinerou 800 kg de drogas apreendidas durante operações policiais, é quase uma tonelada de entorpecentes destruídos. O ato representa prejuízo ao mercado do tráfico de drogas e ocorreu nesta sexta-feira (28), no Povoado Cerâmica Cil, na zona Sul de Teresina.
O coordenador do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), delegado Samuel Silveira, explicou que a incineração foi resultado de um trabalho integrado entre as forças de segurança pública.
“Isso é fruto de um trabalho que não é específico do Denarc, é a segurança pública como um todo do Piauí que tem imprimido esse trabalho de aumento das prisões, de enfrentamento às facções, apreensão de drogas e armas”, afirmou.
Samuel Silveira destacou ainda a importância do programa Pacto pela Ordem, que tem fortalecido o combate à criminalidade com ações conjuntas.
"Desde o início do lançamento desse programa, a integração que já funcionava muito bem no Piauí foi ainda mais aprofundada. Antes de ontem ocupamos a Vila Mandacaru devolvendo a comunidade para os cidadãos de bem, realizando várias prisões e apreensões de drogas", complementou.
O Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Scheiwann Lopes, pontuou que os entorpecentes influenciam no aumento dos índices de criminalidade, pois o tráfico de drogas é um crime com grande lucratividade e gera uma série de organizações criminosas.
“A droga é o carro chefe de toda a criminalidade, ela que alimenta e fomenta, atraindo novos integrantes para o crime. Esse combate é necessário e essa incineração materializa a mensagem de que não compensa, aqui no Piauí não tem espaço para o tráfico de drogas devido à atuação forte das forças de segurança”, explicou.
O delegado-geral Luccy Keiko afirmou que todo esse processo é precedido de exames periciais e autorização judicial, com o objetivo de garantir transparência à sociedade e evitar que essa droga retorne ao mercado do tráfico.
"Além da transparência, é uma forma de garantir que não haja o mínimo risco dessa droga ser desviada de algum lugar e voltar para o mercado do tráfico. A droga é submetida ao exame pericial, esse laudo vai para o juiz e ele autoriza a incineração. É um ato legal e simbólico de que realmente o estado tem que enfrentar com muita rigidez o tráfico de drogas", destacou.
Teresina
Piauí
Polícia Civil do Piauí
Departamento Especializado em Narcóticos - Denarc
Polícia Militar do Piauí
-
PRF apreende iPhones e perfumes importados irregulares em Piripiri
A mercadoria estava no bagageiro de um ônibus interestadual e não tinha documentação legal -
Operação policial prende homem condenado por estupro em Teresina
De acordo com a polícia, o mandado foi cumprido após a confirmação de sentença com trânsito em julgado. -
Polícia prende suspeitos de aplicar golpe de R$ 65 mil na venda de imóvel em Teresina
A delegada Amanda Bezerra explicou que, a partir de uma denúncia feita em novembro de 2024, as autoridades começaram a investigar o grupo criminoso. -
Homem é perseguido e assassinado a tiros na zona Norte de Teresina
Segundo informações preliminares, a vítima estava em frente a sua residência quando foi abordada por dois suspeitos em uma motocicleta. -
Detento é encontrado morto dentro de cela na Cadeia Pública de Altos
Conforme a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus-PI), uma sindicância será instaurada para investigar o caso.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir