Promotor aciona prefeito de Inhuma na Justiça para regularizar o matadouro público
Segundo a Promotoria de Justiça, a obra do matadouro público está inacabada e possui diversas irregularidades estruturais, bem como sanitárias.
O promotor de Justiça Jessé Mineiro ingressou com ação judicial em face do município de Inhuma, administrado pelo prefeito Dr. Elbert Holanda, requerendo a regularização do matadouro público da cidade. O abatedouro necessita de adequações para garantir seu pleno funcionamento em conformidade com as normas sanitárias e ambientais.
Uma denúncia encaminhada à Ouvidoria do Ministério Público, em agosto de 2024, apontou que o município teria descumprido o Termo de Ajustamento de Conduta celebrado em 2012, pois a obra do matadouro público nunca foi concluída. O acordo foi firmado na gestão do ex-prefeito Dr. Moura.
Em razão disso, a promotoria instaurou procedimento administrativo para averiguar os fatos e solicitou informações a respeito das condições estruturais e sanitárias do abatedouro, mas o gestor não respondeu aos questionamentos.
Com o objetivo de avaliar a situação do matadouro, o Ministério Público requereu a realização de uma inspeção, conduzida pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma). A ação resultou na identificação de inúmeras irregularidades, entre elas: deficiências nas instalações elétricas, falta de licença ambiental, ausência de sistema adequado de tratamento de efluentes, descarte irregular de resíduos sólidos, presença de lixão nas proximidades, maus-tratos aos animais e condições inadequadas no transporte dos produtos.
Dos pedidos
O promotor Jessé Mineiro solicitou que o município cumpra as cláusulas previstas no termo de ajustamento de conduta e proceda com as melhorias no local.
Além disso, requer que seja aplicada uma multa de R$ 388.356,93 ao município e uma multa pessoal ao atual gestor do município, Elbert Holanda.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito de Inhuma para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não atendeu as ligações.
-
Piauí reforça segurança contra gripe aviária após caso confirmado no Rio Grande do Sul
A ação ocorre após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmar um foco da doença em uma granja comercial, localizada no estado do Rio Grande do Sul.. -
Prefeitura de Teresina e TCE firmam parceria técnica
O compartilhamento de notas fiscais eletrônicas vai fortalecer fiscalização e otimizar arrecadação municipal -
Nova estação do metrô no bairro Colorado é alvo de vandalismo em Teresina
A Companhia Ferroviária e de Logística informou que está a parte da situação e está analisando e estudando o caso para tomar providências mais duradouras. -
Ministério da Saúde anuncia habilitação de novo Cerest no Piauí
De acordo com o governo, a habilitação ainda precisa ser aprovada pela Comissão Intergestora. -
Prefeitura de Esperantina realiza entrega de enxovais para gestantes
Durante o encontro, as gestantes participaram de um momento de acolhimento e orientação conduzido pela psicóloga do CRAS.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir