Campanha de combate à dengue é intensificada nos hospitais de Teresina
Conforme o levantamento da Fundação Municipal de Saúde, em 2024, foram confirmados 5.201 casos de dengue, 6 de zika e 364 de chikungunya.
Nesta quinta-feira (20), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizará o Dia D de enfrentamento às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O evento será a partir das 9h, na Maternidade CIAMCA, no bairro Dirceu, e as atividades nos hospitais municipais até o dia 8 de maio.
De acordo com informações da FMS, diversas atividades serão realizadas, incluindo a participação de um agente de combate a endemias caracterizado como o mosquito Aedes aegypti, que oferecerá dicas para combater o vetor.
Além disso, haverá uma parte educativa com o auxílio das equipes da Gerência de Zoonoses com capacitações, rodas de conversa, exibição de uma mesa demonstrativa com os estágios do ciclo de vida do mosquito e distribuição de panfletos.

Maria Júlia, que faz parte do Núcleo de Educação em Saúde da FMS, pontuou que a mobilização tem enfoque nos cuidados necessários para população e profissionais de saúde, incluindo as equipes dos Núcleos Hospitalares Epidemiológicos dos hospitais da FMS.
“Queremos sensibilizar o maior número possível de pessoas para que adotem as medidas necessárias, como evitar água parada e descartar corretamente o lixo. A conscientização é uma ferramenta poderosa no combate a essas doenças”, destacou.
Dados
Um levantamento realizado pelaFundação Municipal de Saúde, em 2024, apresentou 5.201 casos de dengue confirmados, 6 de zika e 364 de chikungunya. No mesmo ano, três óbitos foram registrados devido a complicações da dengue e 1 por chikungunya.
O presidente da FMS, Charles Silveira, destacou que esses dados indicam que cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências, por isso a importância de reforçar a campanha.
“No período chuvoso, é essencial que todos colaborem em uma força-tarefa para prevenir o aumento de casos dessas doenças. Embora nossas equipes realizem visitas domiciliares, estamos intensificando o trabalho educativo e preventivo. Pedimos que a população reserve pelo menos 10 minutos por semana para inspecionar seus quintais”, frisou Charles.
Confira a seguir o cronograma das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti: Wall Ferraz – 20/03 (quinta-feira) – manhã; Dirceu – 24/03 (segunda-feira) – manhã; Primavera – 31/03 (segunda-feira) – manhã; Complexo Satélite – 03/04 (quinta-feira) – manhã; Buenos Aires – 07/04 (segunda-feira) – manhã; Monte Castelo – 10/04 (quinta-feira) – manhã; UPA Renascença – 14/04 (segunda-feira) – manhã; Complexo Promorar – 24/04 (quinta-feira) – manhã; Hospital da Criança – 28/04 (segunda-feira) – manhã; HMCB – 05/05 (segunda-feira) – manhã; Hospital do Matadouro – 08/05 (quinta-feira) – manhã.
-
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. -
Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU
A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado. -
Hospital Infantil Lucídio Portella vira referência nacional no tratamento da AME
O hospital foi o primeiro do país a administrar o Zolgensma pelo SUS, garantindo acesso a terapia de alto custo.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir