Rafael Fonteles celebra 202 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior
O governador entregou a Medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a 33 personalidades que contribuíram para a história do estado.
Nesta quarta-feira (12) o governador Rafael Fonteles participou das comemorações dos 202 anos da Batalha do Jenipapo, evento histórico na cidade de Campo Maior.
Conforme o governo, a Batalha do Jenipapo foi um dos confrontos decisivos na luta pela independência do Brasil. Travada em 1823, às margens do rio Jenipapo, na vila Campo Maior, reuniu maranhenses, cearenses e piauienses em um embate sangrento contra as tropas portuguesas. O sacrifício dos combatentes foi fundamental para consolidar a independência na região, garantindo a soberania do território brasileiro.

Rafael Fonteles, reforçou que homens e mulheres piauienses, que atuaram na batalha, foram fundamentais para consolidação da independência do Brasil, promulgada alguns meses antes, em 7 de setembro de 1822. “Mais um ano em que a gente celebra a nossa história, a luta de homens e mulheres que garantiram o Piauí e, na verdade, toda essa região mais ao norte, como parte do Brasil. Esse evento importante que aconteceu no dia 13 de março de 1832”, destacou o governador.

A primeira solenidade do dia foi a missa em ação de graças na Catedral de santo Antônio, na Praça Bona Primo. Em seguida, teve o tradicional desfile militar e a encenação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”.
Além disso, o governador finalizou a solenidade entregando a Medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a 33 personalidades que contribuíram para a história do estado.
Campo Maior
Piauí
Rafael Fonteles
Governo do Piauí
Campo Maior
Batalha do Jenipapo
-
Semarh diz que vai investigar proliferação de vegetação no Açude Caldeirão
A equipe técnica investiga presença de salvina e possíveis impactos ambientais provocados por excesso de nutrientes na água -
Ministério Público aciona na Justiça morador de Uruçuí por vender imóvel público
A ação civil foi ajuizada pelo promotor de Justiça Thiago Queiroz de Brito após investigações apontarem que o homem vendeu um imóvel cedido pelo município sem autorização. -
Prefeitura de Teresina lança edital do ‘’Minha Casa, Minha Vida’’
As inscrições, que serão realizadas exclusivamente de forma online, começam ainda no mês de maio. -
Americano Robert Prevost é eleito novo papa da Igreja Católica
O novo pontífice foi anunciado nesta quinta-feira (08), após dois dias de conclave, e adotou o nome de "Leão XIV". -
Procon autua clínicas de estética em Teresina após identificar irregularidades
Conforme o Procon, entre as irregularidades constatadas nas clínicas estão alvarás vencidos e realização de procedimentos que necessitam de profissionais médicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir