FMS de Teresina oferece tratamento de dependência em cigarro eletrônico
Segundo a FMS, essa iniciativa faz parte do programa de combate ao tabagismo no Hospital do Parque Piauí, conhecido como Hospital da Criança.
Nesta segunda-feira (10), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou a abertura de vagas para tratamento de pessoas com vícios em cigarro eletrônico, conhecidos popularmente como "vapes".
Segundo a FMS, essa iniciativa integra o programa de combate ao tabagismo no Hospital do Parque Piauí, conhecido como Hospital da Criança. Os cigarros eletrônicos trazem sérios riscos à saúde, incluindo câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares, por isso a necessidade de combater a utilização desse dispositivo.
Nicole Alves, diretora do Hospital do Parque Piauí, ressaltou que a Fundação Municipal de Saúde possui uma equipe multidisciplinar competente para realizar o tratamento, que tem duração de um ano.
“O tratamento inclui consultas individuais, sessões em grupo e uso de adesivos de nicotina, quando necessário. Este suporte é multidisciplinar e pode durar até um ano, proporcionando acompanhamento contínuo para aqueles que desejam abandonar o hábito de fumar”, explicou.

De acordo com a FMS, a venda desses dispositivos no Brasil foi proibida desde 2009 pela Anvisa, mas o uso dos vapes está cada vez mais comum, principalmente entre os jovens em festas e eventos.
A Anvisa, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.° 855/2024, ampliou as restrições, proibindo também a fabricação, importação, distribuição, armazenamento, transporte e publicidade dos cigarros eletrônicos. O uso é proibido em espaços fechados, públicos ou privados, com penalidade para quem descumprir a lei.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Prefeitura de Teresina
Comissão Especial de Saúde
-
Defensoria Pública lança seletivo para estágios em 33 municípios do Piauí
A convocação seguirá a ordem de classificação dos aprovados e a disponibilidade de vagas -
Piauí supera meta de cobertura vacinal em crianças menores de 4 anos
De acordo com os dados da PNI, O Estado alcança mais de 90% de imunização em 13 das 18 vacinas do calendário nacional -
Baixa Grande do Ribeiro ocupa 22ª posição entre os 100 maiores do agronegócio
O município produziu R$ 3,2 bilhões na safra 2023/2024, com destaque para as culturas de soja e milho. -
Restaurante Popular será inaugurado no bairro Santa Maria da Codipi nesta segunda
De acordo com o governo, o atendimento ao público começa na terça (29), com café da manhã, almoço e jantar -
Rafael Fonteles inaugura pavimentação asfáltica em Sigefredo Pacheco
O chefe do executivo estadual também esteve no Povoado Lagoinha para entregar a reforma da Praça Evilane Almeida de Carvalho, com investimento de R$ 365.676.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir