Viagora

SAF entrega mudas de caju e palma forrageira em Esperantina e Campo Maior

Segundo a SAF, as entregas são realizadas através do programa de Valorização da Agricultura Familiar.

Nessa sexta-feira (28), a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) distribuiu mudas de caju e palma forrageira, nos municípios de Esperantina e Campo Maior, localizados nos territórios Cocais e Carnaubais, finalizando o ano-safra com a entrega de 66.700 mudas de cajus.

Segundo a SAF, as entregas são realizadas através do programa de Valorização da Agricultura Familiar e o investimento para a distribuição de mudas de caju é de R$ 8 milhões em todo o Piauí, por meio do Fundo de Amparo à Pobreza Rural (Fecop).

Foto: Divulgação/ SAFSAF realiza entregas de mudas de caju e palma forrageira em Esperantina e Campo Maior
SAF realiza entregas de mudas de caju e palma forrageira em Esperantina e Campo Maior

O superintendente da SAF, Clébio Coutinho, anunciou que está prevista, ainda, a entrega de 300 mil mudas de caju nos territórios Planície Litorânea e Entre Rios nas primeiras semanas de março. No ano safra 2024–2025, o programa que distribui sementes e mudas no Piauí está entregando 220 toneladas de feijão e milho, 80 toneladas de sementes crioulas de feijão e milho, sementes convencionais, 400 mil mudas de caju e 520 mil raquetes de palma forrageira, que está em processo inicial de entrega nos territórios.

Clébio Coutinho ressaltou que a ação vai contemplar cerca de 700 agricultores, em especial famílias de baixo poder aquisitivo. Para ter acesso às mudas, é necessário procurar uma entidade pública, associação ou cooperativa parceira da SAF. “Fazendo uma avaliação do resultado, com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), percebemos um aumento da área plantada em algumas áreas, como a região de Picos, que vem crescendo. Então, a SAF, por meio deste projeto, foi responsável por essa ampliação com a distribuição, além de outras ações como o crédito rural, que financia a implantação de áreas para cultivo da fruta”, finalizou Clébio.

Facebook
Veja também