Viagora

Exposição de peças antigas em couro promove viagem no tempo no Museu do Piauí

O museu do Piauí, localizado em Teresina, tem atraído visitantes de diversos lugares para conhecer as salas que expõe itens antigos de couro, pedra e metal.

As salas de Couro, Pedra e Metal do Museu do Piauí, localizado no Centro de Teresina, têm atraído visitantes de diversos locais e promovido uma verdadeira viagem no tempo. No local, são exibidos utensílios e vestimentas que fizeram parte da vida dos piauienses, tanto no campo quanto na cidade, muitos ainda são utilizados atualmente.

Conforme o governo, na sala Couros, os visitantes podem conhecer uma cela feminina, projetada para garantir a segurança das mulheres nas cavalgadas, além do gibão, uma vaqueta de couro utilizada por vaqueiros.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíPeças antigas encantam visitantes no Museu do Piauí
Peças antigas encantam visitantes no Museu do Piauí

A exposição também traz um chapéu presenteado ao Papa João Paulo II por vaqueiros piauienses em 1980, em sua visita a Teresina, quando o pontífice os abençoou durante o encontro com a população local.

Os viajantes também podem apreciar baús e malas de couro de época, manufaturados para viagens extensas. O local expõe peças artesanais elaboradas com chifres de gado, como anéis, pentes, pulseiras, taças, açucareiro e até mesmo um estojo para armazenar pólvora.

Já na sala Pedra e Metal, o público é convidado a conhecer itens históricos como as correntes usadas para conter pacientes com doenças mentais em hospital psiquiátrico de Teresina até 1941. O ambiente também conta com um moinho de ferro para café, chaleira, ferros de passar roupa a brasa, e um alambique utilizado para a destilação de cachaça e álcool. Um dos itens que chama atenção é um candeeiro de quatro bicos, que utiliza pavio de algodão, além de uma pedra de opala bruta.

A mediadora do acervo do Museu do Piauí, Raimunda Soares, afirmou que as salas com peças de couro, pedra e metal têm bastante procura por estudantes e turistas.

Por: Gisele Silva

Facebook
Veja também