Viagora

Sesapi recebe equipe da Secretaria de Saúde de Minas Gerais para troca de experiência

O encontro ocorreu nessa quinta-feira (06), para conhecer de perto o modelo inovador de aquisição, armazenamento e transporte de materiais hospitalares e medicamentos adotado pelo estado do Piauí.

Nessa quinta-feira (06), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu uma comitiva da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, para uma visita técnica ao Centro de Distribuição Única (CDU).

Segundo a Sesapi, o objetivo da visita foi conhecer de perto o modelo inovador de aquisição, armazenamento e transporte de materiais hospitalares e medicamentos adotado pelo estado do Piauí.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíVisita técnica no Centro de Distribuição Única (CDU).
Visita técnica no Centro de Distribuição Única (CDU).

O diretor do CDU, Fábio Sousa, destacou o encontro e explicou sobre a estrutura operacional que tem servido de referência para outros estados. "Estamos recebendo a comitiva da Secretaria de Saúde de Minas Gerais que veio entender como funciona a operação, hoje modelo no Brasil, da Central Única de Distribuição do Piauí. Temos uma parceria inovadora com os Correios, que gerenciam o armazenamento e a expedição dos medicamentos e materiais hospitalares. Essa colaboração visa dinamizar os processos e garantir um serviço mais eficiente à população", explicou o diretor.

De acordo com a secretaria, além da visita ao CDU, a equipe de Minas Gerais esteve na sede da Sesapi, onde se reuniu com o secretário de Saúde, Antonio Luiz e durante o encontro, foram discutidos os desafios logísticos enfrentados pelos estados e as soluções adotadas pelo Piauí para otimizar a distribuição de insumos médicos. O secretário de Saúde ressaltou que é de suma a importância essa troca de experiências entre os estados.

A superintendente de Infraestrutura Logística e Contratações da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Laise Macedo, ressaltou o interesse em conhecer o modelo piauiense e avaliar sua aplicação em Minas Gerais. "Viemos a Teresina para entender a logística de distribuição de medicamentos adotada pelo Piauí. Estamos revisitando nosso modelo e buscando soluções mais eficientes. O sucesso da parceria dos Correios na distribuição de insumos médicos despertou nosso interesse. Queremos compreender como funciona esse processo e compartilhar desafios da administração pública", afirmou.

Conforme a Sesapi, essa parceria com os Correios tem como principal objetivo a implementação dos serviços de Operação de Logística de Suprimento In House, um modelo pioneiro na distribuição de medicamentos, equipamentos hospitalares e materiais de limpeza para toda a rede pública do Piauí. Esse sistema garante mais eficiência e agilidade na entrega dos insumos essenciais às unidades de saúde, contribuindo para a melhoria do atendimento à população.

Facebook
Veja também