Viagora

Procon e Imepi fiscalizam balanças em restaurantes de Teresina

A ação conjunta, que ocorreu nessa terça-feira (04), foi realizada nas quatro zonas da capital e busca coibir fraudes na pesagem de alimentos.

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PI) realizaram, nessa terça-feira (04), a Operação Prato Legal em Teresina. O objetivo da operação é coibir fraudes na pesagem de alimentos, garantindo que os consumidores paguem o valor correto pelo que consomem.

A ação foi realizada nas quatro zonas da capital, e fiscalização foi direcionada a estabelecimentos que funcionam em horários especiais, como picanharias, açaíterias e sorveterias. Além da verificação de balanças, os fiscais também analisaram se os preços cobrados estavam de acordo com as informações fornecidas aos clientes.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíEquipes do Imepi e Procon durante fiscalização
Equipes do Imepi e Procon durante fiscalização

O diretor do Imepi, Júnior Macedo, destacou a importância da operação na cidade. “A iniciativa visa orientar e proporcionar mais segurança e transparência, garantindo que o setor de alimentação da cidade ofereça um serviço de qualidade, com respeito às normas estabelecidas”, explicou.

Foram designadas oito equipes do Imepi trabalhando em conjunto com o Procon. Essa é a primeira vez que dois órgãos realizam uma fiscalização integrada dessa natureza. O chefe de Fiscalização do Procon, Arimateia Área Leão, elogiou a parceria e reforçou a importância da ação. “Gostaria de parabenizar a iniciativa do diretor do Imepi, Júnior Macedo, por essa ação, que visa também, de forma educativa, corrigir problemas pontuais e orientar os estabelecimentos para que respeitem os direitos do consumidor. Restaurantes que não atenderem às exigências poderão ser autuados, podendo sofre multas”, destacou.

Facebook
Veja também