Procon e Imepi fiscalizam balanças em restaurantes de Teresina
A ação conjunta, que ocorreu nessa terça-feira (04), foi realizada nas quatro zonas da capital e busca coibir fraudes na pesagem de alimentos.
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PI) realizaram, nessa terça-feira (04), a Operação Prato Legal em Teresina. O objetivo da operação é coibir fraudes na pesagem de alimentos, garantindo que os consumidores paguem o valor correto pelo que consomem.
A ação foi realizada nas quatro zonas da capital, e fiscalização foi direcionada a estabelecimentos que funcionam em horários especiais, como picanharias, açaíterias e sorveterias. Além da verificação de balanças, os fiscais também analisaram se os preços cobrados estavam de acordo com as informações fornecidas aos clientes.
O diretor do Imepi, Júnior Macedo, destacou a importância da operação na cidade. “A iniciativa visa orientar e proporcionar mais segurança e transparência, garantindo que o setor de alimentação da cidade ofereça um serviço de qualidade, com respeito às normas estabelecidas”, explicou.
Foram designadas oito equipes do Imepi trabalhando em conjunto com o Procon. Essa é a primeira vez que dois órgãos realizam uma fiscalização integrada dessa natureza. O chefe de Fiscalização do Procon, Arimateia Área Leão, elogiou a parceria e reforçou a importância da ação. “Gostaria de parabenizar a iniciativa do diretor do Imepi, Júnior Macedo, por essa ação, que visa também, de forma educativa, corrigir problemas pontuais e orientar os estabelecimentos para que respeitem os direitos do consumidor. Restaurantes que não atenderem às exigências poderão ser autuados, podendo sofre multas”, destacou.
-
Governador Rafael Fonteles assume presidência do Consórcio Nordeste
O governador foi empossado nesta quarta-feira (05), às 11h, durante a primeira Assembleia Geral de 2025 do Consórcio, em Brasília. -
Piauí cria Área de Proteção Ambiental do Vale dos Buritis e Carnaubais
A nova unidade de conservação visa preservar a rica biodiversidade da caatinga, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas. -
Piauí registra saldo positivo de 13.384 empregos em 2024
O estado teve crescimento de 3,8% no número de trabalhadores com carteira assinada em comparação a 2023. -
Procon autua estabelecimentos e apreende mais de 390 botijões de gás no Sul do Piauí
A fiscalização foi solicitada pelo promotor de Justiça Maylton Rodrigues. -
Telsirio Alencar é nomeado Presidente da Comissão de Organizações Sociais da OAB/PI
Na oportunidade, Telsirio expressou gratidão pela confiança depositada pelo presidente Raimundo Júnior e ressaltou a importância de assumir uma das comissões mais relevantes.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir