Viagora

Defesa Civil realiza 52 atendimentos em Teresina em janeiro de 2025

As equipes atuaram principalmente na desobstrução de vias e em imóveis com estruturas comprometidas.

No primeiro mês de 2025, a Defesa Civil de Teresina realizou 52 atendimentos, intensificando suas ações para minimizar os impactos das chuvas que afetam a cidade entre dezembro e abril.

As zonas Norte e Sul foram as mais afetadas com 17 ocorrências cada, seguidas da zona Leste com 11 atendimentos. A maioria das ocorrências envolveu quedas de árvores, com 24 registros, exigindo desobstrução de vias em parceria com as SDUs, além de 21 casos de imóveis com estrutura comprometida.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de TeresinaDefesa Civil realiza atendimentos
Defesa Civil realiza atendimentos

De acordo com a Defesa Civil, para o período chuvoso, foi lançado um plano de ação em quatro fases: iniciativa, observação, atenção e alarme, sendo janeiro o mês da fase de observação. De fevereiro a abril, entra em vigor a fase de atenção, com monitoramento intensificado e ações preventivas.

 O secretário da Defesa Civil, cel. José Nunes, ressaltou a importância da atuação conjunta e da prevenção para reduzir riscos e proteger a população. “Além das ações emergenciais, estamos focados na prevenção e no planejamento estratégico para que possamos reduzir ao máximo os danos causados por eventos climáticos extremos”, afirmou.

Conforme um levantamento da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), a cidade conta com 56 áreas de risco identificadas, sendo 27 habitadas, com destaque para regiões como Pedro Balzi, Lagoas do Norte e Parque Rodoviário.

Facebook
Veja também