TJPI implanta Programa de Residência Jurídica destinado a bacharéis em Direito
Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, a medida tem como objetivo proporcionar o aprimoramento da formação dos profissionais do sistema de justiça.
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), considerando as disposições estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça-CNJ a fim de desenvolver iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento da qualidade, eficiência e da efetividade dos serviços judiciários de 1ª instância, institui o Programa de Residência Jurídica.
Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, a medida pretende proporcionar o aprimoramento da formação dos profissionais do sistema de justiça. Para o presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, a iniciativa promoverá uma troca de experiências e conhecimentos entre o Judiciário piauiense e os novos bacharéis em Direito. “A residência jurídica é uma modalidade de ensino destinada a bacharéis em Direito que estejam cursando especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou que tenham concluído o curso de graduação há, no máximo, cinco anos. É uma excelente oportunidade para poderem conhecer de perto os mecanismos que constroem o Judiciário piauiense. O programa também abrange o ensino, pesquisa e extensão, bem como auxílio prático a magistrados e servidores no desempenho de suas atribuições institucionais”, afirmou o presidente.

Com carga-horária de trinta horas semanais e duração de 24 meses (podendo ser prorrogado por mais 12 meses), o recrutamento e a seleção dos(as) residentes serão realizados mediante processo seletivo público, pela Escola Judiciária do Piauí (EJUD/PI), contendo o número de vagas disponíveis, conteúdo programático, aplicação de provas objetivas e títulos, de caráter classificatório e eliminatório.
Os residentes convocados receberão auxilio financeiro mensal composto por bolsa estágio (residência) e auxílio-transporte, além de seguro obrigatório contra acidentes pessoais, competindo ao presidente do Tribunal de Justiça fixar o número de vagas destinadas ao programa de Residência Jurídica, conforme a conveniência administrativa e disponibilidade financeira e orçamentária.
Teresina
Piauí
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
TJPI
Escritório Social do Tribunal de Justiça do Piauí (ES/TJ-PI)
-
Strans libera faixas exclusivas para motoristas de aplicativo em Teresina
A medida entra em vigor mediante cadastro e vistoria de veículos, conforme exigências contidas na portaria. -
Governo do Piauí sanciona CNH Social gratuita para estudantes da rede pública
O programa vai beneficiar alunos do Ensino Médio e do EJA, com habilitação gratuita na categoria A. -
Prefeitura de Esperantina lançará campanha contra abuso sexual de crianças
A ação integra mobilização nacional pelo 18 de maio e busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento a violência sexual infantojuvenil -
Mais de 87% da população quilombola do Piauí reside em áreas rurais, diz IBGE
Esse resultado demonstra que o Piauí possua a maior proporção entre todos os outros estados do país, seguido do Amazonas, com 84,92%, e do Maranhão, com 79,74%. -
Maio Amarelo: Piauí registra uma média de quatro acidentes de trânsito por dia
As interrupções no fornecimento somam mais de 500 casos em quatro meses e colocam em risco a segurança da população
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir