Justiça manda prefeito de Pau D’arco do Piauí suspender processo seletivo
O prefeito de Pau D’arco do Piauí informou que já foi notificado e vai recorrer da decisão judicial.
A juíza substituta Lucyane Martins Brito, da 2ª Vara da Comarca de Altos, atendeu ação civil pública encaminhada pelo Ministério Público do Estado e deferiu liminar suspendendo o processo Seletivo Simplificado do Edital nº 01/2025 para formação de cadastro reserva para cargos temporários na rede pública de ensino da Prefeitura de Pau D’arco do Piauí, administrada pelo prefeito Milton Passos (PT).
Foi determinado ainda, que seja proibido a realização de atos ulteriores de seleção ou contratação, devendo ser publicado a suspensão do certame na página da prefeitura na internet e no diário de publicações de seus atos oficiais. A magistrada marcou audiência de conciliação para o dia 17 de março de 2025. A decisão foi emitida na última segunda-feira (17).
Ação Civil
O Ministério Público do Estado ingressou com a petição apontando uma série de irregularidades no seletivo que comprometeriam a legalidade e transparência, tais como critérios subjetivos de avaliação, exigência de inscrição exclusivamente presencial, um prazo muito curto para a interposição de recursos (apenas um dia) e uma pontuação diferenciada para candidatos que já trabalharam na administração municipal, o que favorece um grupo específico e viola o princípio da isonomia.
Além do mais, existem fortes indícios de que essas práticas já ocorreram em seleções anteriores, demonstrando uma reincidência de condutas ilegais por parte dos gestores públicos municipais.
Neste sentido, o órgão ministerial pediu expedição de liminar para que seja suspenso imediatamente o processo seletivo (Edital nº 01/2025) promovido pelo município de Pau D’ Arco do Piauí e impedindo a realização das próximas etapas até o julgamento do mérito da ação pela Justiça.
Outro lado
Ao Viagora, o prefeito de Pau D’arco do Piauí informou que já foi notificado e que vai recorrer da decisão judicial.
Pau D' Arco
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
TJ-PI participa da inauguração da Central de Monitoramento Eletrônico de Teresina
O juiz Marcus Klinger aproveitou a oportunidade para apresentar o processo de realização do exame criminológico no Estado como um requisito para a progressão de regime de cumprimento de pena. -
Defesa Civil lança Campanha Banho Seguro em Esperantina
Os municípios foram escolhidos por integrarem a rota turística no Piauí, com pontos de grande fluxo de visitantes nas áreas de cachoeiras, como a Cachoeira do Urubu. -
Rafael Fonteles anuncia reajuste salarial de 6,27% para professores da rede estadual
Além do reajuste salarial e do concurso, o governo anunciou a elevação das gratificações para os gestores das escolas de tempo integral. -
Hospital Lucídio Portella promoverá Bloquinho do Infantil para crianças internadas
Com marchinhas e decoração especial, o evento busca levar alegria e bem-estar aos pequenos pacientes. -
Policiais do Piauí serão capacitados no combate à violência contra a mulher
O novo ciclo de turmas começará por Teresina em março e se estenderá até outubro em todas as Áreas integradas de Segurança Pública (AISPs).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir