Justiça manda prefeito de Pau D’arco do Piauí suspender processo seletivo
O prefeito de Pau D’arco do Piauí informou que já foi notificado e vai recorrer da decisão judicial.
A juíza substituta Lucyane Martins Brito, da 2ª Vara da Comarca de Altos, atendeu ação civil pública encaminhada pelo Ministério Público do Estado e deferiu liminar suspendendo o processo Seletivo Simplificado do Edital nº 01/2025 para formação de cadastro reserva para cargos temporários na rede pública de ensino da Prefeitura de Pau D’arco do Piauí, administrada pelo prefeito Milton Passos (PT).
Foi determinado ainda, que seja proibido a realização de atos ulteriores de seleção ou contratação, devendo ser publicado a suspensão do certame na página da prefeitura na internet e no diário de publicações de seus atos oficiais. A magistrada marcou audiência de conciliação para o dia 17 de março de 2025. A decisão foi emitida na última segunda-feira (17).
Ação Civil
O Ministério Público do Estado ingressou com a petição apontando uma série de irregularidades no seletivo que comprometeriam a legalidade e transparência, tais como critérios subjetivos de avaliação, exigência de inscrição exclusivamente presencial, um prazo muito curto para a interposição de recursos (apenas um dia) e uma pontuação diferenciada para candidatos que já trabalharam na administração municipal, o que favorece um grupo específico e viola o princípio da isonomia.
Além do mais, existem fortes indícios de que essas práticas já ocorreram em seleções anteriores, demonstrando uma reincidência de condutas ilegais por parte dos gestores públicos municipais.
Neste sentido, o órgão ministerial pediu expedição de liminar para que seja suspenso imediatamente o processo seletivo (Edital nº 01/2025) promovido pelo município de Pau D’ Arco do Piauí e impedindo a realização das próximas etapas até o julgamento do mérito da ação pela Justiça.
Outro lado
Ao Viagora, o prefeito de Pau D’arco do Piauí informou que já foi notificado e que vai recorrer da decisão judicial.
Pau D' Arco
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
Prefeitura de Esperantina vai realizar tradicional Roço da Semana Santa nas estradas
A ação tem como objetivo garantir melhores condições de trafegabilidade para os moradores e trabalhadores da região. -
Abate de bovinos cresce 32,1% no Piauí em 2024, aponta IBGE
Foram abatidas 117,1 mil cabeças de gado no estado, o que representa um aumento de 32,1% em relação ao ano anterior. -
TCE aprova contas do Governo do Piauí referentes ao exercício de 2023
A análise do processo foi aprovada na manhã desta segunda-feira (14); as contas são de responsabilidade do governador Rafael Fonteles. -
Tradição e fé: encenações da Paixão de Cristo marcam a Semana Santa no Piauí
Os espetáculos, além de emocionarem fiéis, movimentam o turismo, reunindo centenas de pessoas em apresentações gratuitas ao ar livre. -
Museu do Piauí recebe 22ª Semana dos Povos Indígenas
A abertura oficial será realizada nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, com apresentações culturais e debates.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir