Defesa Civil lança Campanha Banho Seguro em Esperantina
Os municípios foram escolhidos por integrarem a rota turística no Piauí, com pontos de grande fluxo de visitantes nas áreas de cachoeiras, como a Cachoeira do Urubu.
A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí lançou na última sexta-feira (21), a Campanha Banho Seguro 2025 nos municípios de Esperantina e Batalha. Com o objetivo de conscientizar banhistas, a ação é voltada, principalmente, para estudantes, moradores das regiões e pessoas que trabalham diretamente nesses locais.
Os municípios foram escolhidos por integrarem a rota turística no Piauí, com pontos de grande fluxo de visitantes nas áreas de cachoeiras, como a Cachoeira do Urubu.
O coordenador de Ensino e Capacitação da Sedec, Francisco Wellington, explicou que o desrespeito às sinalizações de segurança e a presença de fortes correntezas são alguns dos fatores que contribuem para as ocorrências de afogamentos.

“Alguns casos acontecem por diversas imprudências dos banhistas e a campanha surgiu quando a Defesa Civil percebeu principalmente esse alto número nos casos de afogamentos. Com isso, fizemos uma cartilha e toda uma campanha educacional e tem tido resultados”, informou o coordenador de Ensino e Capacitação da Sedec, Francisco Wellington.
De acordo com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar registrou três atendimentos à vítimas de afogamentos somente em janeiro deste ano em todo o Piauí, Os dados de 2024, apontam 34 atendimentos, enquanto em 2023, esse número chegou a 42.
A secretaria enfatizou que essa comparação demonstra uma queda nos casos, que pode estar atribuída a intensificação do trabalho de conscientização e medidas de segurança.
A professora Socorro Rocha, do Centro de Ensino de Tempo Integral Petrônio Portela, de Esperantina, afirmou que a escola vai trabalhar em conjunto com o município e a Defesa Civil para mobilizar os estudantes nesse projeto que une ação e educação.
“Nós aderimos a campanha da Defesa Civil na Escola e agora que o município também vai trabalhar com o Banho Seguro nós fazemos questão dos alunos participarem. A união entre escola e Defesa Civil faz a diferença”, relatou.
Fátima Pires, secretária de Assistência Social do Município de Batalha, Fátima Pires, enfatizou que o projeto é fundamental no município em razão do índice elevado de afogamentos na região.
“Nós sofremos com essas questões de afogamentos na nossa região, por isso, conversamos com representantes da Defesa Civil Estadual para que pudéssemos trabalhar juntos e assim alertar a população, principalmente os mais jovens”, disse.
Além da Sedec, a ação conta com apoio da Secretaria de Turismo (Setur) e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI).
-
Adolescente morre afogado no Rio Poti na zona Leste de Teresina
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, a vítima se afogou na tarde desse domingo (18) ao tentar acompanhar seu amigo que fazia a travessia do rio. -
Rafael Fonteles anuncia reforma no Campus da UESPI de Campo Maior
O governador explicou que sua meta é garantir a melhoria na infraestrutura física e tecnológica dos 12 campi da UESPI. -
Prefeitura de Esperantina realiza homenagem a profissionais da limpeza pública
A celebração do Dia do Gari reuniu autoridades e população em reconhecimento ao trabalho dos profissionais da limpeza pública -
Nova lei incentiva uso do artesanato piauiense em presentes institucionais
O objetivo é reforçar a identidade cultural do estado, promover o artesanato como expressão criativa e gerar maior visibilidade para o setor. -
Rafael Fonteles inaugura reforma do Palácio das Artes em Campo Maior
O local recebeu investimento de R$ 185 mil. Além disso, mais de R$ 238 mil forma liberados para pequenos negócios da região.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir