Defesa Civil lança Campanha Banho Seguro em Esperantina
Os municípios foram escolhidos por integrarem a rota turística no Piauí, com pontos de grande fluxo de visitantes nas áreas de cachoeiras, como a Cachoeira do Urubu.
A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí lançou na última sexta-feira (21), a Campanha Banho Seguro 2025 nos municípios de Esperantina e Batalha. Com o objetivo de conscientizar banhistas, a ação é voltada, principalmente, para estudantes, moradores das regiões e pessoas que trabalham diretamente nesses locais.
Os municípios foram escolhidos por integrarem a rota turística no Piauí, com pontos de grande fluxo de visitantes nas áreas de cachoeiras, como a Cachoeira do Urubu.
O coordenador de Ensino e Capacitação da Sedec, Francisco Wellington, explicou que o desrespeito às sinalizações de segurança e a presença de fortes correntezas são alguns dos fatores que contribuem para as ocorrências de afogamentos.

“Alguns casos acontecem por diversas imprudências dos banhistas e a campanha surgiu quando a Defesa Civil percebeu principalmente esse alto número nos casos de afogamentos. Com isso, fizemos uma cartilha e toda uma campanha educacional e tem tido resultados”, informou o coordenador de Ensino e Capacitação da Sedec, Francisco Wellington.
De acordo com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar registrou três atendimentos à vítimas de afogamentos somente em janeiro deste ano em todo o Piauí, Os dados de 2024, apontam 34 atendimentos, enquanto em 2023, esse número chegou a 42.
A secretaria enfatizou que essa comparação demonstra uma queda nos casos, que pode estar atribuída a intensificação do trabalho de conscientização e medidas de segurança.
A professora Socorro Rocha, do Centro de Ensino de Tempo Integral Petrônio Portela, de Esperantina, afirmou que a escola vai trabalhar em conjunto com o município e a Defesa Civil para mobilizar os estudantes nesse projeto que une ação e educação.
“Nós aderimos a campanha da Defesa Civil na Escola e agora que o município também vai trabalhar com o Banho Seguro nós fazemos questão dos alunos participarem. A união entre escola e Defesa Civil faz a diferença”, relatou.
Fátima Pires, secretária de Assistência Social do Município de Batalha, Fátima Pires, enfatizou que o projeto é fundamental no município em razão do índice elevado de afogamentos na região.
“Nós sofremos com essas questões de afogamentos na nossa região, por isso, conversamos com representantes da Defesa Civil Estadual para que pudéssemos trabalhar juntos e assim alertar a população, principalmente os mais jovens”, disse.
Além da Sedec, a ação conta com apoio da Secretaria de Turismo (Setur) e do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI).
-
Justiça manda prefeito de Pau D’arco do Piauí suspender processo seletivo
O prefeito de Pau D’arco do Piauí informou que já foi notificado e vai recorrer da decisão judicial. -
Rafael Fonteles anuncia reajuste salarial de 6,27% para professores da rede estadual
Além do reajuste salarial e do concurso, o governo anunciou a elevação das gratificações para os gestores das escolas de tempo integral. -
Hospital Lucídio Portella promoverá Bloquinho do Infantil para crianças internadas
Com marchinhas e decoração especial, o evento busca levar alegria e bem-estar aos pequenos pacientes. -
Policiais do Piauí serão capacitados no combate à violência contra a mulher
O novo ciclo de turmas começará por Teresina em março e se estenderá até outubro em todas as Áreas integradas de Segurança Pública (AISPs). -
Prefeitura fiscaliza terrenos baldios na zona Sudeste de Teresina
Segundo a SDU Sudeste, o objetivo da fiscalização é combater o acúmulo de lixo e vegetação alta, prevenindo problemas de saúde publica e de segurança.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir