Viagora

Silvio Mendes faz balanço dos primeiros 48 dias de gestão em Teresina

O prefeito destaca desafios financeiros e abordou temas importante para a população, como saúde, educação, transporte público e entre outros assuntos.

Com pouco mais de um mês no comando da Prefeitura de Teresina, o prefeito Silvio Mendes fez uma avaliação dos primeiros 48 dias de sua gestão. Ele destacou as dificuldades financeiras enfrentadas pela administração municipal e apresentou as principais ações adotadas em setores como saúde, educação e transporte público.

No setor da saúde, o prefeito apontou que a reposição de medicamentos na rede municipal está em andamento e que a convocação de novos profissionais aprovados em concurso público está sendo feito por etapas. Já na educação, 350 professores foram chamados, mas ele ressaltou que a situação financeira exige cautela. A greve dos professores também foi abordada, com Silvio Mendes afirmando que embora seja um direito da categoria, ela não resolve problema financeiro da administração. “A prefeitura tem uma enorme dificuldade financeira e naturalmente temos que eleger prioridades. A nossa prioridade é a educação e saúde”, explicou.

Foto: Jéssica Borges/ ViagoraPrefeito Silvio Mendes
Prefeito Silvio Mendes

Quanto ao transporte público, Silvio afirmou que a frota de ônibus foi ampliada e que estudos estão em andamento para avaliar a viabilidade da implantação de ônibus elétricos. “O que eu vejo é que a quantidade de ônibus aumentaram um pouco. Várias reuniões foram feitas, inclusive com um estudo bem fundamentado do TCE e estamos esperando que eles nos chamem para que a gente discuta mais aprofundadamente esse trabalho que foi feito”, disse.  Ele também destacou a necessidade de um planejamento cuidadoso para garantir um serviço eficiente sem comprometer o orçamento municipal.

Outros temas abordados foram a melhoria da limpeza pública, com um mutirão emergencial para o recolhimento de lixo, o incentivo a agricultura na zona rural, a regularização fundiária e o apoio da bancada federal para obtenção de recursos junto ao governo federal. Silvio também ressaltou que busca soluções sustentáveis para os problemas da cidade e garantiu que continuará trabalhando para equilibrar finanças municipais. “Eu acho que nós vamos alcançar esse equilíbrio financeiro num prazo de seus meses, não menos que isso, e é preciso reduzir despesas e ir atrás de financiamento, não tomar empréstimo”, destacou.

Facebook
Veja também