Viagora

Restrição ao uso de celulares colabora com o aprendizado, diz Seduc-PI

O governador Rafael Fonteles sancionou a lei n° 8563/2025, que proíbe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos em escolas públicas e privadas do Piaui.

O início do ano letivo trouxe uma novidade, a partir deste ano o uso de celulares será restrito e controlado em todas as escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Foto: Divulgação / Governo do PiauíRestrição ao uso de celulares nas Escolas Seduc colabora com o aprendizado dos estudantes
Restrição ao uso de celulares nas Escolas Seduc colabora com o aprendizado dos estudantes.

O governador Rafael Fonteles sancionou a lei n.° 8563/2025, que proíbe o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos em escolas públicas e privadas do Piauí. A norma versa sobre a utilização de celulares, tablets e relógios inteligentes. Também está vedado o acesso a redes sociais e aplicativos de mensagens, tanto nos dispositivos pessoais dos estudantes quanto nos equipamentos das escolas.

Coordenadora pedagógica do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Duque de Caxias, em Teresina, a professora Dayhany dos Santos acredita que, apesar do estranhamento inicial, a expectativa é de que os estudantes assimilem a medida sem apresentarem resistência. 

A restrição do uso de celulares no ambiente escolar não é uma novidade para alguns centros de ensino da Rede Pública Estadual. No CETI Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, o controle do uso de smartphones é realizado há 10 anos. Lá, o regimento interno foi construído com o apoio de pais e alunos, como destaca o diretor do Centro, Darcom Machado.

Por: Gisele Silva 

Facebook
Veja também