Viagora

HUT atende uma vitima de acidente de moto a cada 60 minutos

Conforme a FMS, os dados estão vinculados aos 9.343 acidentados de motos no ano de 2024.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou dados de uma pesquisa referente aos acidentes de moto no Piauí. A cada 60 minutos, em média, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) atende cerca de 1 vitima de acidente de moto.

Conforme a FMS, os dados estão vinculados aos 9.343 acidentados de motos no ano de 2024. Esses acidentes, não só, causam dor e sofrimento para os familiares das vítimas, mas também sobrecarregam o sistema de saúde e geram impactos financeiros ao hospital. Conforme os dados divulgados, em base 43% dos pacientes em casos de acidente de trânsito, atendidos pelo HUT são de outras localidades fora de Teresina.

Foto: Divulgação/ AscomHUT atende uma vitima de acidente de moto a cada 60 minutos
HUT atende uma vítima de acidente de moto a cada 60 minutos

O diretor médico do HUT, Rogério Medeiros, explica que esses acidentes podem resultar em graves sequelas. “As lesões mais comuns incluem fraturas expostas e fechadas, e traumatismos cranianos, que podem levar a lesões cerebrais permanentes. Muitos pacientes necessitam de atendimento contínuo e especializado, impactando suas vidas e a capacidade de retomar atividades cotidianas. É triste ver pessoas em idade produtiva com limitações físicas ou incapacidades devido a acidentes que poderiam ser evitados”.

Para o presidente da FMS, Charles Silveira, a solução para reduzir os acidentes depende de fatores de prevenção, reforço na fiscalização e sinalização, além de conscientização das pessoas quanto ao cumprimento da legislação de trânsito. “O uso de equipamentos de proteção, por exemplo, pode evitar danos irreversíveis ou mesmo o óbito. É preciso utilizá-los sempre, mesmo que os condutores façam pequenos trajetos no trânsito”, concluiu o presidente da FMS.

Por: Gisele Silva

Facebook
Veja também