Promotora investiga prefeito de Oeiras por usar bens públicos para promoção pessoal
A representante ministerial tomou conhecimento que o Estádio Municipal Gerson Campos havia passado por reparos e foi pintado na cor laranja.
O Ministério Público Estadual instaurou procedimento administrativo contra o prefeito Dr. Hailton (Solidariedade), do município de Oeiras, para apurar suposta promoção pessoal quanto ao uso da cor laranja em prédios públicos e no uniforme escolar, onde a referida coloração coincide com a cor da bandeira de seu partido, portanto, diversa das tonalidades próprias do município. A portaria foi publicada em 28/01/2025 no Diário Oficial do órgão ministerial e assinada pela promotora de justiça Emmanuelle Martins Neiva D. R. Belo.
A representante ministerial tomou conhecimento que o Estádio Municipal Gerson Campos havia passado por reparos e foi pintado na cor laranja. O fardamento escolar, adotado pela prefeitura neste ano, também passou a ser da mesma cor. A tonalidade em questão remete a cor da agremiação partidária do prefeito Dr. Hailton. Fato este, na visão da promotora, caracterizado como promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos.
“A publicação e divulgação, em redes sociais, de postagens contendo nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, entre outras com a mesma natureza, é manifestamente ilegal, por violar as diretrizes constitucionais de publicidade institucional, somente autorizada para fins educativos, informativos ou de orientação social, em atenção aos princípios da impessoalidade e moralidade”, ressalta o Ministério Público.
Neste sentido, é necessário que seja adotada providências urgentes com a finalidade de proibir tal prática, “a fim de que o interesse público não seja sobrepujado por pretensões particulares em prejuízo ao Erário, Princípios e Leis que regem a Administração Pública, sem prejuízo da investigação para apuração de eventual”.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito Dr. Hailton sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor não foi localizado.
-
MP investiga prefeito de Piracuruca por direcionamento em contrato de R$ 360 mil
A assessoria do prefeito Marcelo Jatobá informou à reportagem que o prefeito não foi notificado sobre o procedimento preparatório de inquérito civil. -
Prefeito Deyvison Cruz vira alvo do MP por péssimo serviço no transporte escolar
A assessoria jurídica do prefeito informou que ele não foi notificado e que o serviço de transporte escolar é ofertado regularmente, na forma da Lei. -
“Nosso grupo estava excluído”, diz Bessah Filho sobre rompimento com ex-prefeito
O parlamentar disse que o rompimento foi construído desde a última eleição, quando o grupo de B. Sá foi “excluído do processo”. -
Esperantina vai ganhar um Centro de Autismo para atendimento especializado na cidade
A obra foi confirmada durante visita técnica ao local, com a presença da prefeita Ivanária Sampaio, do vice-governador do Piauí, Themístocles Filho e demais autoridades. -
Após reportagem do Viagora, Ministério Público investiga contrato do prefeito de Picos
O procurador de Picos, Espedito Neiva, informou que a prefeitura já foi notificada, está contribuindo com o Ministério Público e garantiu a legalidade da contratação.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir