Juíza suspende atividades do Instituto Domingos Bezerra Lima em Teresina
A magistrada também determinou a mudança do status do CNPJ para “Inativo”, visando impedir que a instituição receba repasses financeiros de órgãos públicos.
A juíza de Direito Elvanice Pereira de Sousa Frota Gomes, da Comarca de Teresina, atendeu pedido do Ministério Público do Estado e suspendeu de imediato as atividades do Instituto Domingos Bezerra Lima, em Teresina, devido à inadimplência na prestação de contas. A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (16).
O referido instituto fica localizado no bairro Renascença e promove atividades de associações de defesa de direitos sociais, ligadas também à cultura e à arte, como descrito no CNPJ.
A magistrada também determinou a mudança do status do CNPJ para “Inativo”, visando impedir que a instituição receba repasses financeiros de órgãos públicos.
Ação civil
O promotor José Reinaldo Leão Coelho, da 25ª Promotoria de Justiça de Teresina, instaurou ação civil pública em face da Fundação Domingos Bezerra de Lima, atualmente tem como nome “Instituto Domingos Bezerra Lima”, após constatar que ela alterou sua natureza jurídica de fundação para associação privada sem autorização do Ministério Público.
De acordo com o representante do órgão ministerial, a prática se configura em desvio de finalidade, além disso foi detectado que a instituição não prestou as devidas contas referente aos seus atos.
O Ministério Público destacou que as irregularidades comprometem a finalidade da fundação e a fiscalização de suas atividades. O promotor apontou ainda que a documentação que foi anexada aos autos demonstra a probabilidade do direito alegado.
Outro lado
O Viagora procurou o Instituto Bezerra LIma sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria nenhum representante foi localizado.
-
Motoristas e cobradores de ônibus encerram greve em Teresina
A categoria assinou uma Convenção Coletiva de Trabalho durante reunião no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI). -
Prazo para regularização do título de eleitor termina dia 19 de maio
Conforme o TRE-PI, quem não votou, não justificou a ausência e não pagou a multa referente às eleições de 2024 e aos dois turnos de 2022 pode ter o título cancelado. -
Esperantina sedia Workshop de Planejamento Estratégico para Desenvolvimento Econômico
O evento reuniu gestores públicos, representantes do setor produtivo e empreendedores locais. -
Prefeito de Picos contrata empresa de Araujinho por R$ 3,3 milhões sem licitação
O extrato foi assinado dia 31 de março desse ano e terá vigência de apenas seis meses. -
Piauí tem a menor taxa de homicídios do Norte e Nordeste, diz Atlas da Violência
O estado se destaca também na redução de assassinatos de jovens e crianças, e na qualificação dos dados sobre mortes violentas
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir