Mais de 120 mil alunos do Piauí recebem aulas de Inteligência Artificial nas escolas
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), a disciplina foi implementada em 2024 e está transformando a educação local.
A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está promovendo a inclusão da disciplina de Inteligência Artificial (IA) no currículo das escolas da rede pública estadual do Piauí desde 2024. Mais de 120 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio são beneficiados pelos novos conhecimentos.
De acordo com a Seduc, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Paulo Freire, no município de Guaribas, após os ensinamentos da disciplina, os estudantes desenvolveram o protótipo de um aplicativo voltado à catalogação e distribuição de sementes para agricultores familiares.
A professora Amanda Sousa orienta o projeto que contempla as disciplinas de IA, Biologia e Projeto de Vida, e enfatizou o papel da tecnologia na resolução de problemas da comunidade.
“Com o contato com essas ferramentas, os alunos passam a contribuir para soluções práticas na sua realidade. No caso do protótipo, a ideia foi criar um banco de sementes que ajudasse agricultores afetados pela estiagem”, destacou.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, afirmou que a iniciativa transformou a educação local e destacou que o Piauí está entre os pioneiros mundiais na adoção do ensino de IA na educação básica, ao lado de países como China e Coreia do Sul.
“Mais de 120 mil estudantes já participam das aulas e 800 professores foram capacitados em 2024. Em 2025, iniciaremos aulas de robótica em 100 escolas, com apoio da TRON, beneficiando 15 mil alunos e capacitando 100 novos docentes”, afirmou o gestor.
De acordo com a secretaria, a disciplina de IA é ministrada com o suporte de uma plataforma digital, em parceria com o Google, e integra as demais inovações pedagógicas da Seduc.
-
HUT faz treinamento para aprimorar atendimento e gestão hospitalar
A capacitação faz parte do Projeto Lean e busca otimizar processos na urgência, emergência e centro cirúrgico. -
SDU Leste reforça segurança contra alagamentos na Vila Mandacaru
Segundo a prefeitura, a SDU contou com um investimento de mais de R$ 200 mil e reforça o compromisso da gestão pública com a infraestrutura local. -
Novo Santo Antônio receberá projeto de fomento rural com auxílio
A vereadora Vitória (MDB) é uma das articuladoras do projeto de fomento rural que irá auxiliar famílias rurais do município. -
Balanças de carga máxima são vistoriadas pelo Instituto de Metrologia do Piauí
As balanças de carga máxima de 10 mil kg são utilizadas nas pesagens dos eixos dos caminhões para controle. -
Piauí lançará 1ª IA com base de dados 100% em português em fevereiro
Plataforma chamada SoberanIA será desenvolvida com pesquisadores brasileiros e terá aplicação em serviços públicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir