Viagora

Rafael Fonteles vai inaugurar a reforma do CAS de Teresina nesta segunda

Funcionando desde 2006, o Centro possui atualmente mais de 600 estudantes, sendo 48 alunos surdos e 560 alunos no Núcleo de Formação.

Na manhã desta segunda-feira (12), o governador Rafael Fonteles, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, irão inaugurar a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), localizado no bairro Piçarra, zona sul de Teresina.

Segundo o Governo do Piauí, o CAS, que recebeu um investimento de R$ 1.983.220,05 em infraestrutura, equipamentos e mobiliários, agora conta com instalações modernizadas, incluindo salas de aula equipadas, biblioteca, laboratório de informática, banheiros com vestiários, refeitório, quadra poliesportiva e estúdio de gravação. Além disso, foram implementadas salas especiais para psico-atendimento (Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia) e para núcleos de Convivência e de Apoio à Família.

Em operação desde 2006, o Centro atende atualmente mais de 600 estudantes, dos quais 48 são surdos, e 560 estão inscritos no Núcleo de Formação. A instituição se destaca por promover a Educação Bilíngue, oferecendo uma ampla gama de cursos voltados para a inclusão e o desenvolvimento da comunidade surda. Entre os cursos ofertados estão o Curso de Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras), Curso de Libras Intermediário, Curso Prático de Libras, Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras (TILS), Formação de Instrutores para Surdos (FIS), Curso de Libras Avançado para a Comunidade Geral, Formação de Professores Bilíngues em Português e Libras, e Formação Continuada em Atendimento Educacional Especializado, além de um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibular da UFPI (Letras – Libras).

O secretário Washington Bandeira ressaltou a importância da disseminação do ensino de Libras como uma ferramenta essencial para a inclusão social. "O Centro desenvolve atividades para que a comunicação entre as pessoas aconteça efetivamente e de forma igual, e tem como objetivo a inclusão dos surdos nas atividades sociais", destacou o gestor.

Facebook
Veja também