Pré-candidato do Mobiliza projeta transformar lixão de Teresina em usina de energia
O pré-candidato a prefeito pretende implantar em Teresina uma usina de lixo que pode dar fim ao lixão e gerar energia através da queima de resíduos.
O advogado e jornalista Telsirio Alencar, que disputará a Prefeitura de Teresina na eleição de outubro pelo Mobiliza, projeta acabar de vez com o lixão localizado na zona Sul de Teresina, transformando-o em uma usina. Como um modelo, o pré-candidato pretende implantar em Teresina uma usina de lixo que pode dar fim ao lixão e gerar energia através da queima de resíduos.
O pré-candidato ressaltou que um dos cartões postais negativos de qualquer cidade é a existência de um lixão ainda classificado de aterro sanitário. "É cartão postal da vergonha e do atraso se manter um lixão desses em uma cidade como Teresina", condenou Telsirio Alencar, pré-candidato à PMT.

Alencar pontuou que a partir dos restos dos alimentos, como café da manhã, às sobras do almoço e do jantar, cada teresinense gera aproximadamente 1 kg de resíduos sólidos urbanos por dia, e tudo isso gera energia. Telsirio informou que um terço de tudo isso tem como destino lixões, os segundo maiores geradores de gases do efeito estufa, atrás apenas da queima de combustível fóssil.
“O tema é oportuno para se colocar na mesa do debate eleitoral. Iremos isso fazer acontecer em Teresina”, falou o pré-candidato do Mobiliza. Telsirio Alencar salientou que o mundo todo está preocupado em resolver esse problema que prejudica fortemente o meio ambiente e a saúde das pessoas. "Vamos nos amparar na lei e na sensibilidade para resolver esse problema que afeta Teresina, a cidade toda sofre”, comentou Alencar.
Segundo Telsirio Alencar, a ideia de transformar o lixão de Teresina em uma usina de geração de energia renovável vai gerar milhares de oportunidades de emprego e renda em nossa capital.
"Eu, na condição de prefeito, um dos primeiros atos é revogar esse contrato milionário feito com essas empresas de coleta de lixo em nossa cidade. Quem vai coletar o lixo é a própria comunidade, através das associações de moradores. Coletando e classificando o lixo para a usina. Milhares de pessoas irão participar desse processo de coleta. Desde os donos de caminhões até os carroceiros. Esses milhões que são pagos às empresas de fora passarão a circular na economia de Teresina", ressaltou Telsirio. Para Telsirio Alencar, o modelo inédito desse seu projeto, já existente, inclusive, na cidade de Nova Odessa no estado de São Paulo: "Não é sonho, é só ter vontade e sensibilidade de se revolucionar, transformando um problema em uma solução", finalizou Telsirio Alencar.
-
Após reportagem do Viagora, promotora investiga contrato do prefeito de Riacho Frio
O prefeito Jabes Lustosa informou que tratou-se de um erro formal e que a própria Administração já havia atentado para o erro na publicação e foi corrigido. -
Prefeito de Picos contrata empresa por R$ 1,1 milhão para aquisição de madeira
O contrato nº 021/2025 foi assinado em 22 de abril deste ano, no âmbito do Pregão Eletrônico SRP N° 021/2025, e tem vigência de 12 meses. -
Wellington Dias será um dos convocados na CPI da Águas de Teresina, diz Petrus Evelyn
O presidente da CPI informou que os nomes foram aprovados na última reunião da comissão na quarta-feira (21). -
Petrus Evelyn rebate críticas de Antônio José Lira sobre CPI e o chama de “pilantra”
O presidente da CPI da Águas de Teresina rebateu as críticas que tem recebido sobre o atraso para o início dos trabalhos. -
Piauí lidera ranking de fraudes contra aposentados no INSS, revela Ciro Nogueira
Nove cidades piauienses aparecem na lista das 19 cidades brasileiras com mais registro de descontos fraudulentos em benefícios previdenciários.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir